Tipos de Cabelo

É super importante para um profissional cabeleireiro saber quais tipos de cabelo existem. Atualmente existe uma classificação muito utilizada  para identificar o tipo de cabelo da cliente e dessa forma reconhecer as características e os cuidados mais apropriados para cada cabelo.

Os tipos de cabelo são classificados por números e em seguida por letras. Sendo que quanto maior o número e a letra mais fechado é o cacho.
No entanto essa classificação nos diz apenas sobre o formato do cabelo, sendo que cabelos do mesmo formato podem apresentar ainda características diferentes.

Cabelo Tipo 1

O primeiro tipo de cabelo é o 1, também conhecido como cabelo liso. Apesar de muito desejado esse tipo de cabelo pertence a apenas 18% da população atualmente. É sedoso por natureza, pois a oleosidade que vem do couro cabeludo consegue chegar até as pontas do cabelo sem dificuldades.
Mesmo os cabelos lisos ainda podem ser divididos em 3 tipos, são eles:

1A São cabelos lisos pouco encorpados e geralmente oleosos. Sabe aquele cabelo escorrido que não para nenhum grampo? É esse! Esse tipo de cabelo deve ser lavado todos os dias com produtos para cabelos oleosos ou normais, pois manter a região do couro cabeludo limpa evita a oleosidade excessiva.
Para aquelas que desejam ter um pouco de volume no cabelo podem ser utilizados produtos que propiciam o volume.

1B – Aqui os fios são mais encorpados e o cabelo pode ter volume e até mesmo frizz. No entanto não é um  cabelo difícil de controlar. Para que os fios fiquem sempre alinhados e em ordem é possível utilizar uma máscara hidratante uma vez por semana no lugar do condicionador,

1C – É um cabelo reto, pesado e geralmente grosso, sendo possível praticamente visualizar fio por fio. Para manter a aparência bonita, é recomendado que seja lavado com frequência, com produtos que removam bem a oleosidade da raiz. O condicionador deve ser utilizado apenas do meio para a ponta do cabelo e é recomendado o uso de leave-in para que as pontas não se partam em pontas duplas.

cabelo1

Cabelo tipo 2

O cabelo tipo 2 não é liso e nem cacheado, geralmente as pessoas que possuem esse tipo de cabelo sofrem com a indefinição dos fios. A verdade é que os fios desse tipo formam mechas em formato de S que acontecem quando os cachos não se fecham totalmente. Cabelos desse tipo costumam ser sedosos, mas já começam a apresentar ressecamento nas pontas.

2A– É o cabelo quase liso, possui fios em formato de S mais suave e costuma ser fácil de modelar. Não costuma ter muito volume, por isso, o ideal é usar produtos leves para arruma-lo. Qualquer finalizador da linha Voalá desempenhará bem o papel.

2B– O cabelo tende a ter frizz e não é tão fácil de ser modelado. As mechas formam um S perfeito. O ideal é usar o defrisante Voalá ou até mesmo o Serum Repador Voalá para finaliza-los. Uma outra técnica para domar o frizz é manter os cabelos sempre hidratados, utilizando máscaras hidratantes uma vez por semana, por exemplo.

2C- Nesse tipo de cabelo as ondas são tão intensas e menos espaçadas que já começam a formam cachos soltos. Os fios não ficam tão grudados na raiz quanto nas categorias anteriores, se distanciando um pouco da cabeça.  Neste tipo de cabelo já é possível começar a pensar  no uso de cremes ativadores de cachos mais levinhos.

cabelo2

Cabelo Tipo 3

 Nos tipos de cabelo 3 os cachos realmente começam a aparecer. Quem tem esse tipo de cabelo possui os cachos bem definidos e simétricos, é aqui se encontram os famosos cabelos molinha. Quem tem cabelo tipo 3 sabe que eles tendem a ser bem ressecados e opacos, isso acontece porque a oleosidade que vem do couro cabeludo não consegue percorrer os fios justamente por causa dos cachinhos. O principal cuidado com cabelos tipo 3 é a hidratação constante e o investimento em produtos de qualidade.

3A– É aquele tipo de cabelo que possui um cacho natural que parece ter sido feito com babyliss, bem largo e regular. Para manter naturalmente os cachos bonitos e definidos, os melhores produtos são o leave-ins e cremes ativadores de cachos, desde que não sejam muito pesados. Esse é o tipo de cabelo cacheado que possui mais brilho por isso algumas pessoas acham que o cabelo está saudável e acabam se esquecendo de hidrata-lo. Atenção nisso.

3B -Possui cachos estreitos, definidos e regulares, bem espiralados. Para que os cachos fiquem sempre bonitos o mais indicado são bons cremes ativadores de cachos, bem hidratantes e com controle de frizz. O uso de shampoos hidratantes também é indicado, além disso uma dica para quem possui esse tipo de cabelo é sempre reidrata-los enquanto eles ainda estão secos com leave ins.

3C – Aqui  os cachos já são super fechadinhos e estreitos. Ficam grudadinhos uns aos outros, “embolados”, porém com um padrão de forma bem definido. Os fios costumam ser finos e frágeis. Assim como todos os cabelo do tipo 3 é bem importante não descuidar da hidratação.

cabelo3

Cabelo tipo 4

Os tipos de cabelo 4 são conhecidos como afro ou crespos, o que diferencia eles dos cabelos tipo 3 é que os cachos são bem menores e mesmo molhados as caracteristicas se conservam. Geralmente as pessoas que olham de fora acham que esse tipo de cabelo é forte e resistente. Bom, se engana quem pensa assim, uma vez que esses cabelos são os mais propensos a quebra, pois são muito secos o que os torna muito frágeis. Por isso recomenda- se muita hidratação e umectação para que os cabelos não quebrem conforme vão crescendo.

4A – Possui  cachos hiper estreitos, que parecem molinhas, da largura de uma agulha de crochê, bem definidos. Como o cabelo já possui pouca oleosidade, não é recomendado que ele seja lavado todos os dias. Atualmente muitas mulheres tem aderido a técnica do cowash que é lavar somente com condicionador, funciona também. Mas lembre-se que é importante lavar o couro cabeludo de vez em quando.

4B – Nesse tipo de cabelo as mechas têm formato de Z (zigue-zague), menos definidas do que as do tipo 4A. Na hora da escolha do shampoo, opte por um shampoo hidratante. Sempre desembarace com um pente de dentes largos e sele com algum tipo de óleo natural  para que a hidratação não escape. Mesmo assim é importante evitar ficar manipulando os fios ou passando a mão, pois como os fios são frágeis eles podem se quebrar com facilidade.

4C – Possui o mesmo padrão de estrutura em zigue-zague do tipo 4B, porém alternando com áreas quase sem nenhuma definição. O recomendado é evitar ao máximo lavá-lo. Após a lavagem, não esqueça de selar os fios com algum tipo de óleo natural, para reter a hidratação. Para finalizar, utilize produtos super hidratantes, como cremes e manteigas. Para esse tipo de cabelo é recomendado que a hidratação dos fios aconteça mais que uma vez por semana.

cabelo4

É muito importante saber qual o tipo de cabelo você ou sua cliente possuem para que realizar os tratamentos corretos para cada tipo.

Lembrando que podem existir cabelos que possuem dois tipos de formas, não é raro existir pessoas que possuem um tipo de cabelo na frente da cabeça  e outo tipo mais atrás.

Conseguiu fazer a sua classificação?

Quer receber dicas personalizadas sobre o seu tipo de cabelo? Preencha o nosso formulário!


2 thoughts on “Tipos de Cabelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *