Cabelos Oleosos? Sim, eles tem solução!

Cabelos Oleosos? Sim, eles tem solução!

Os cabeleireiros sabem que os cabelos oleosos são uma das maiores reclamações capilares das mulheres, afinal, ninguém gosta de ficar com aquela aparência suja e engordurada nos fios. Se você também sofre com esse problema e quer dicas simples (e incríveis!) para voltar a ter a sensação de frescor nas mechas, acompanhe o post de hoje.

Vamos começar lembrando que todo cabelo possui um determinado nível de oleosidade natural, que é muito importante para proteger e hidratar os fios das raízes às pontas, mantendo a sua saúde e equilíbrio em todo o comprimento. No entanto, os cabelos oleosos indicam que as glândulas sebáceas do couro cabeludo estão produzindo gordura em excesso, o que pode acontecer por diversas razões: características genéticas, alterações hormonais, altas temperaturas, exposição direta ao sol, hidratação ou limpeza exagerada, entre outras.

Então, caso perceba que as suas glândulas sebáceas estão trabalhando mais que o devido, considere adotar os passos que indicaremos a seguir em sua rotina de beleza. Ainda que toda mulher sonhe com cabelos brilhantes, não precisa ser por causa da oleosidade, não é mesmo?

 

A LAVAGEM É FUNDAMENTAL

 

A lavagem é um cuidado essencial para quem tem cabelos oleosos, pois tanto a falta quanto o excesso de higienização são determinantes para a saúde do couro cabeludo. Por isso, preste atenção em três fatores: produtos, periodicidade e temperatura da água.

Prefira utilizar produtos com fórmulas purificadoras, que promovem a limpeza das raízes e não deixam os fios pesados, como os itens da nossa linha Raízes Oleosas. Uma boa dica é verificar a coloração do shampoo: quanto mais transparente, menos hidratante e mais adstringente é a sua fórmula. Nós gostamos muito dessa linha porque ela também ajuda a cuidar dos cabelos mistos, que possuem as raízes oleosas e pontas secas. Além disso, se você estiver sofrendo com a queda de cabelo – um dos efeitos possíveis do aumento da oleosidade capilar, pode experimentar o Shampoo Antiqueda, que combina extratos vegetais, queratina e vitamina F, proporcionando limpeza e maciez aos fios.

A periodicidade das lavagens também pode interferir no equilíbrio das mechas e, ao contrário do que muitos pensam, lavá-las diariamente é um hábito nocivo que apenas intensifica o problema. O couro cabeludo produzirá ainda mais oleosidade para tentar compensar a camada natural que está sendo retirada precocemente, gerando o efeito rebote. Assim, procure lavar o seu cabelo pelo menos em dias alternados.

Outro segredo é utilizar a água em temperaturas frias ou mornas para a lavagem e o enxágue. A água quente promove o ressecamento imediato dos fios e, em resposta, a produção de sebo será estimulada para recuperar esses danos. Portanto, temperaturas mais brandas são recomendadas para a rotina de cuidados dos cabelos oleosos.

 

 

HIDRATE APENAS O COMPRIMENTO

 

Já falamos aqui no blog que todos os tipos de cabelo podem se beneficiar com um tratamento de hidratação, pois o ressecamento dos fios atinge até os cabelos mais saudáveis. Porém, pessoas com cabelos oleosos devem aplicar os produtos de tratamento somente no comprimento dos seus fios, na região abaixo das orelhas até as pontas, passando longe da raiz. Da mesma forma, leave-ins, óleos, pomadas e outros finalizadores também devem ser aplicados evitando o contato com o couro cabeludo.

 

EVITE FICAR TOCANDO O CABELO

 

Nós entendemos que é irresistível ficar passando os dedos pelos cabelos, principalmente quando eles estão macios e sedosos. Mas, para acabar com a oleosidade de vez, esse costume deve ser deixado de lado, pois todos os resíduos presentes em suas mãos são transferidos para os fios, que ganham o aspecto pesado. Então, separe algumas presilhas e arcos e resista a esse hábito!

 

FIOS À SOLTA

 

Os cabelos oleosos exigem cuidados constantes, mas as dicas que você acaba de conferir são medidas práticas e eficientes que podem facilmente ser incorporadas ao seu cotidiano. Então, dê adeus aos dias de tranças e coques improvisados para disfarçar os fios oleosos e prepare-se para soltar os cabelos com a inconfundível sensação de leveza.

T-One Raízes Oleosas e Pontas Secas - Cabelos Oleosos

Por Beatriz Dias de Moraes

One Reply to “Cabelos Oleosos? Sim, eles tem solução!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *