COMO FAZER UM CRONOGRAMA CAPILAR E TER CABELOS MAIS SAUDÁVEIS

COMO FAZER UM CRONOGRAMA CAPILAR E TER CABELOS MAIS SAUDÁVEIS

Quem acompanha os especialistas de beleza já deve ter ouvido falar em cronograma capilar, um  processo de revitalização indicado para diferentes tipos de fios. É uma das técnicas queridinhas do mundo dos cabelos, pois depende apenas do planejamento personalizado de uma rotina de cuidados com as mechas.

O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos definida de acordo com o grau de danificação de cada cabelo, composto sempre por três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Estes três tratamentos são combinados semana a semana, durante um mês, a fim de repor nutrientes perdidos e reconstruir a massa da fibra capilar. Ao final do cronograma, os fios estão completamente revigorados e fortalecidos. Conheça mais detalhes sobre cada etapa e como montar o seu próprio cronograma:

 

HIDRATAÇÃO

O principal objetivo desta etapa é repor a água e os nutrientes perdidos pela fibra capilar devido a agressões externas, sejam elas naturais ou mecânicas. A hidratação é o tratamento ideal para a recuperação do ressecamento dos fios e outras lesões mais leves. Ela também ajuda a preparar o cabelo para ações mais profundas, por isso, costuma ser o primeiro item do cronograma capilar.

Você já conferiu aqui no blog o passo a passo da hidratação perfeita e sabe que não há mistérios para fazer um bom tratamento caseiro. Nesta fase, nós recomendamos o uso de produtos que ofereçam altos níveis de condicionamento, como os da linha T-ONE. É possível escolher entre pomada e hidratante capilar, kit de hidratação e queratinização, além de máscaras hidratantes para cabelos cacheados e com escovas químicas.

Inclusive, para os cabelos com danos de processos químicos, a  linha FIX também traz ótimos resultados para a recuperação da textura dos fios sem alteração nos efeitos da química realizada. Todos os produtos dessa linha são formulados à base de goma cassia, uma planta nativa da Índia, e quinoa, um grão nativo dos Andes, que unem suas propriedades nutritivas para deixar os fios mais macios e brilhantes.

 

NUTRIÇÃO

A nutrição é responsável pela reposição de lipídios na estrutura capilar. Ela é importante para a regeneração completa dos cabelos, pois os lipídios ajudam a formar uma barreira protetora no couro cabeludo e nos fios, bloqueando a saída de água e nutrientes. Ou seja, eles previnem a abertura das escamas e o ressecamento das mechas, potencializando os efeitos da hidratação.

Nesta etapa, devem ser utilizadas máscaras à base de óleos naturais, que possuem alta concentração de nutrientes. As linhas Hair Health e Néctar da Terra contêm produtos indicados para este tratamento do cronograma capilar, formulados a partir de diversas fontes vegetais, como o óleo de macadâmia, óleo de pracaxi, óleo de argan, manteiga de murumuru e óleo de babaçu, açaí e buriti. Se você é fã de ampolas, também pode experimentar a nossa ampola MTS, que devolve enxofre aos fios e, consequentemente, fortalece a fibra capilar.

Passo a passo: Lave os cabelos com um shampoo e um condicionador Tânagra que melhor se adaptem ao seu tipo de cabelo, massageando suavemente o couro cabeludo. Enxague normalmente e seque bem os fios, retirando a umidade excessiva. Aplique a ampola MTS em todo o comprimento do cabelo, garantindo que todos os fios estejam cobertos pelo produto. Em seguida, utilize um secador para finalizar o processo – o aquecimento é importante para acelerar a ação da ampola.

Caso o seu cabelo esteja muito danificado, as duas primeiras aplicações podem ser finalizadas sem o uso do secador. Além disso, não recomendamos o uso de chapinhas e outros equipamentos de calor enquanto o cabelo estiver em processo de recuperação.

 

RECONSTRUÇÃO

A reconstrução é a ação mais profunda do cronograma capilar e tem a função de devolver massa e proteínas à estrutura do fio. Esta etapa restaura danos como a porosidade, elasticidade, quebra, pontas finas e opacidade, fortalecendo as madeixas.

Para esse tratamento, procure utilizar produtos à base de queratina, uma proteína que irá preencher as escamas dos fios e torná-los mais resistentes. A Queratina Líquida FIX da Tânagra auxilia muito nesse processo, garantindo a hidratação e o fortalecimento dos cabelos.

 

Passo a passo: Lave os cabelos com um shampoo e um condicionador Tânagra que melhor se adaptem ao seu tipo de cabelo, massageando suavemente o couro cabeludo. Enxague normalmente e seque bem os fios, retirando a umidade excessiva. Borrife a Queratina Líquida em todo o comprimento do cabelo, garantindo que todos os fios estejam cobertos pelo produto. Em seguida, utilize um secador para finalizar o processo – o aquecimento acelera a ação da queratina.

Assim como na etapa de Nutrição, caso o seu cabelo esteja muito danificado, as duas primeiras aplicações da queratina podem ser finalizadas sem o uso do secador. Além disso, não recomendamos o uso de chapinhas e outros equipamentos de calor enquanto o cabelo estiver em processo de recuperação. Também é necessário observar o intervalo de realização da Reconstrução: a queratina não deve ser utilizada diariamente porque pode causar a hiperqueratinização dos fios, deixando-os rígidos e aumentando a quebra.

 

MONTANDO O SEU CRONOGRAMA

Um dos maiores triunfos do cronograma capilar é que ele pode ser personalizado para cada tipo de cabelo e grau de danificação, combinando os tratamentos para recuperar diferentes lesões da fibra capilar. O esquema oficial de tratamentos é constituído por 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução por mês, conforme colocamos abaixo.

1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – hidratação – reconstrução

4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

No entanto, esses cuidados podem ser alterados de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, cabelos danificados do meio às pontas podem apostar em uma reconstrução mensal. Já cabelos com porosidade e opacidade podem se beneficiar com uma reconstrução a cada 15 dias, enquanto fios extremamente danificados podem receber o tratamento semanalmente, até que sejam percebidas melhoras.

Seja como for o seu próprio cronograma, não realize as etapas no mesmo dia e procure obedecer um intervalo de 48 horas entres elas. E, se julgar necessário, o cronograma pode ser reiniciado ao final da quarta semana, repetindo a agenda de cuidados do mês anterior, ou intensificando ou diminuindo os tratamentos. No cronograma capilar, quem dá as ordens para mechas mais saudáveis e bonitas é você!

 

Escrito por Beatriz Dias de Moraes

6 Replies to “COMO FAZER UM CRONOGRAMA CAPILAR E TER CABELOS MAIS SAUDÁVEIS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *