Termoativos e finalizadores para proteger os cabelos do calor

Termoativos e finalizadores para proteger os cabelos do calor

O secador, a chapinha e o babyliss são ferramentas versáteis e práticas para a estilização dos cabelos, permitindo conquistar um look despojado no dia a dia ou garantir um penteado de festa mais elegante. Mas, antes de recorrer a esses itens para criar o seu visual preferido, confira como utilizar os termoativos e outros finalizadores para proteger os fios de possíveis danos.

É super importante lembrar que todas as transformações capilares acontecem na região do córtex, a parte intermediária do fio de cabelo. Ali, estão presentes ligações químicas e outras substâncias, como a melanina, que definem as características naturais do cabelo. Se essas ligações forem alteradas ou reorganizadas, as mechas ganharão um novo aspecto, e é exatamente isto que acontece quando utilizamos equipamentos de calor.

As pontes de hidrogênio são uma das ligações encontradas no córtex – elas se rompem toda vez que o fio é molhado, mas voltam a se formar após a sua secagem. Ao realizarmos escovações ou usarmos pranchas e cacheadores, posicionamos o fio molhado de uma maneira diferente da natural, retiramos água por meio do calor dos equipamentos e, então, as ligações são refeitas e mantidas em uma nova posição, gerando um aspecto mais liso, ondulado ou cacheado.

 

OS TERMOATIVOS

O calor possibilita uma mudança desejada no visual, mas o processo de desidratação da fibra capilar pode trazer efeitos nocivos para o equilíbrio das madeixas, como ressecamento, frizz, opacidade, quebra e pontas duplas. Para conter esses problemas indesejáveis, entram em cena os termoativos, produtos que têm a função de proteger os fios da exposição a altas temperaturas.

Os termoativos são protetores térmicos que selam a cutícula dos fios, bloqueando a saída de água e nutrientes. Além disso, possuem fórmulas com substâncias nutritivas que são ativadas quando expostas ao calor e beneficiam a saúde capilar. A grande vantagem é que eles não alteram o resultado final do visual e podem ser aproveitados por todos os tipos de cabelo.

Inclusive, para quem faz uso constante do secador, difusor, chapinha ou babyliss, os termoprotetores são tão importantes quanto o shampoo e o condicionador. Existem produtos em óleo, sérum, creme e spray, que devem ser aplicados nos cabelos ainda molhados ou úmidos, antes do contato com os aparelhos.

Alguns protetores térmicos até mesmo auxiliam na estilização dos fios, como o Modefix Extra Forte da Tânagra, um pós-condicionador que reduz o tempo de escovação e pode ser utilizado como modelador das mechas. A sua fórmula contém uma associação de queratina, vitamina F e óleo de amêndoas, que proporciona maior hidratação, brilho e emoliência aos cabelos, deixando-os sedosos e macios.

 

FINALIZADORES HIDRATANTES E MODELADORES

Os termoativos são indispensáveis para minimizar os danos causados pela tração dos fios em altas temperaturas, mas o equilíbrio completo do cabelo depende da reposição constante da água e dos nutrientes perdidos. Uma boa opção é apostar em finalizadores hidratantes que possuem proteção térmica, como a Pomada Capilar Hidratante Intensiva da linha T-One, que apresenta altos níveis de hidratação e tira o arrepiado dos cabelos.

Ela pode ser aplicada nos cabelos secos ou após a escovação para a diminuição do ressecamento, além de funcionar como pós-condicionador sem enxágue nos cabelos úmidos. Ou seja, essa pomada blinda os fios, hidrata intensivamente, elimina o frizz e, ainda, oferece a praticidade dos produtos sem enxágue. Precisa de mais alguma coisa? Aproveite a promoção por tempo limitado em nossa loja virtual.

E, se você acha que utilizar mais de um finalizador pode inibir a ação dos produtos, não se preocupe. Eles podem ser combinados a fim de garantir a plena proteção das suas madeixas, atendendo a diferentes necessidades dos fios. É possível, por exemplo, utilizar um protetor térmico para conter os efeitos nocivos das ferramentas de calor e depois apostar em um modelador para aperfeiçoar o visual e dar aquele último retoque na franja. Experimente o Modelador Capilar T-One, uma pomada para modelar, remover o frizz e finalizar o penteado. Este finalizador é muito funcional e ajuda a fixar o liso da escova ou o caimento dos cachos, preservando os fios da umidade externa e conferindo um visual mais natural ao cabelo.

Escrito por Beatriz Dias de Moraes

 

Finalizadores termoativos

5 Replies to “Termoativos e finalizadores para proteger os cabelos do calor”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *