Oxidação – O Que é e como Tratá-La nos Cabelos Loiros

Oxidação – O Que é e como Tratá-La nos Cabelos Loiros

Quando o assunto é a saúde dos cabelos, principalmente dos loiros, muito se fala em combate à oxidação e aos radicais livres. Então, acompanhe as dicas abaixo para descobrir como tratar esses problemas e manter a cor das mechas sempre viva e brilhante!

A oxidação é uma reação química que acontece na região do córtex, a camada interna da estrutura do fio de cabelo. Ela é causada por agressões externas, como exposição ao sol e à poluição, procedimentos químicos e uso de aparelhos térmicos. Nessa reação, o oxigênio se combina com outras moléculas presentes nos fios e forma os temidos radicais livres, que trazem efeitos prejudiciais aos cabelos, como enfraquecimento, opacidade, envelhecimento e despigmentação.

Apesar de todos os tipos de cabelo sofrerem com a oxidação, os tons loiros naturais e coloridos são os mais afetados pela reação e estão mais vulneráveis ao desbotamento da cor. Isso acontece porque os fios naturais claros possuem pouca melanina, o que os deixa mais suscetíveis aos efeitos da radiação solar, enquanto os fios coloridos ficam com a fibra capilar fragilizada depois da aplicação de produtos químicos para a tintura, como a amônia. Para corrigir o amarelamento dos fios, é recomendado fazer uso de produtos matizadores e desamarelantes com pigmentos roxos, que têm propriedades antioxidantes e ajudam a preservar a cor dos loiros e mechados.

 

PRODUTOS MATIZADORES

 

A matização é o procedimento de neutralização da cor dos fios, realizada com tonalizantes ou produtos que diminuem os reflexos amarelos e alaranjados. O tratamento caseiro pode ser feito com produtos de pigmentação roxa, que corrigem a alteração de cor e preservam o resultado por mais tempo.

Os matizadores são indicados especialmente para loiras que desejam conservar o efeito platinado, perolado ou dourado, mas podem ser utilizados por loiras naturais que apresentam oxidação severa dos fios. Quem possui cabelos escuros com mechas, ombrés e californianas também deve fazer esse tratamento regularmente para manter o tom da coloração – a aplicação pode ser feita em todo o comprimento, pois o pigmento roxo agirá somente nos trechos com tintura.

O shampoo, condicionador e matizador da linha Tânagra Blue Touch Anti Amarelamento são super indicados para a manutenção do loiro, pois unem praticidade e qualidade profissional, podendo ser utilizados em casa ou nos salões. Eles possuem pigmentos violetas ultrafinos capazes de tirar o amarelado das mechas e matizar os tons 9 acima, além de oferecerem hidratação, brilho e maciez aos fios, deixando-os bastante condicionados.

Os cabelos coloridos devem ser matizados apenas uma vez por semana, pois o uso excessivo desse tipo de produto pode gerar manchas na cor. Caso os fios estejam muito amarelados, o procedimento pode ser repetido duas vezes por semana, até que o resultado desejado seja atingido.

BlueTouch trata a oxidação

PRODUTOS DESAMARELANTES

 

Os produtos desamarelantes são menos agressivos que os matizadores, mas possuem as mesmas propriedades antioxidantes e podem ser utilizados com maior frequência para prevenir a alteração do cabelo loiro. Eles funcionam selando o fio capilar para conter as reações de oxidação e a formação de radicais livres.

O shampoo e o condicionador T-ONE Cabelos Descoloridos, Mechas e Luzes para uso diário eliminam o amarelado dos fios, promovem brilho e realçam a coloração. São formulados com extrato de camomila, queratina e vitamina F, conferindo condicionamento, fortalecimento e ação anti-frizz.

A linha Néctar da Terra Açaí também é indicada para os cabelos loiros ou mechados e oferece shampoo, condicionador, máscara hidratante e leave-in. Possui efeito desamarelador, antioxidante e hidratante, proporcionando fios mais macios e brilhantes.

 

Post_T-One Cabelos Descoloridos trata a oxidação

 

CUIDADOS NECESSÁRIOS

 

Os produtos matizadores costumam causar o ressecamento dos fios, porque as mudanças de pigmentação acontecem no córtex e, para conseguirem agir nessa região, é necessário abrir as cutículas do cabelo. Por isso, após o tratamento de matização, é recomendável hidratar os fios para fechar suas escamas e nutri-las novamente. O kit T-One para Cabelos Descoloridos contém shampoo, condicionador e uma pomada de hidratação intensiva, que deixa as mechas mais preparadas para resistir às agressões externas.

Ainda, todos os tipos de cabelo devem preferir produtos com proteção solar e não deixar de usar termoprotetores antes do contato com aparelhos de calor, a fim de evitar a oxidação dos fios. Combinando o uso de produtos matizadores e desamarelantes com a proteção adequada, os cabelos loiros e mechados não terão motivos para perder a cor e o brilho.

Quer receber dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo e 15% de desconto nos produtos desse texto? Clique aqui!

Você é profissional e gostaria de receber mais materiais de estudo e promoções? Clique aqui!

Escrito por Beatriz Dias de Moraes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *