8 DICAS INFALÍVEIS PARA CUIDAR DOS CABELOS NO OUTONO

8 DICAS INFALÍVEIS PARA CUIDAR DOS CABELOS NO OUTONO

Estação nova, rotinas novas! Esse é o mantra do outono para quem deseja recuperar os danos causados pelo verão e preparar as madeixas para o inverno. Separamos algumas dicas que ajudarão a manter a saúde e a beleza dos fios nesta época do ano:

 

1 – RECUPERE OS DANOS DO VERÃO

Sol, praia e piscina. Esse trio garante momentos deliciosos e relaxantes no verão, mas quando os dias ensolarados vão embora, os danos ficam e é preciso lidar com eles. Após um longo período de calor intenso, é comum perceber os cabelos mais ressecados, quebradiços, opacos e desbotados. A solução perfeita para devolver a vitalidade dos fios é montar o seu próprio cronograma capilar, uma agenda de tratamentos personalizada de acordo com o grau de danificação do cabelo.

 

É possível combinar etapas de hidratação, nutrição e reconstrução semana a semana, durante um mês, com o objetivo de reconstruir e fortalecer a fibra capilar. Ao final do cronograma, as suas mechas com certeza estarão mais saudáveis e revigoradas. Todos os detalhes sobre como montar esse planejamento e quais os produtos Tânagra mais recomendados para cada etapa podem ser encontrados aqui.

 

2 – LIMPE PROFUNDAMENTE OS FIOS

No outono, a umidade do ar diminui e a poluição aumenta. O resultado é um acúmulo extra de toxinas e sujeiras cotidianas nos fios, fazendo com que eles percam seu brilho e nutrição. Para amenizar esses efeitos, é recomendável realizar uma lavagem profunda com um produto antirresíduos, como o Shampoo Limpeza Pré Química Fix. A limpeza deve ser feita a cada quinze dias, mas as donas de cabelos muito oleosos podem repetir o processo semanalmente. A lavagem profunda devolverá a leveza e o movimento das mechas e, ainda, irá preparar a fibra capilar para receber tratamentos hidratantes.

 

3 – APOSTE EM PRODUTOS ANTIOXIDANTES

Os ventos fortes, as temperaturas instáveis e a poluição do ar transformam o outono em um período de atenção para a beleza das madeixas, pois essas condições favorecem a oxidação dos fios e o consequente aparecimento de radicais livres. Isso significa que os cabelos podem apresentar sinais de enfraquecimento, opacidade, envelhecimento e despigmentação.

 

No entanto, existem diversas opções de produtos capilares com propriedades antioxidantes, que previnem esses problemas e protegem os fios de desgastes naturais. A linha Hair Health Purificante, com shampoo e condicionador para uso diário, é composta por ativos extraídos da casca do limão que ajudam a combater a oxidação e proporcionam uma sensação de maciez e refrescância aos cabelos.

 

4 – EVITE O ENXÁGUE COM ÁGUA QUENTE

Nos dias mais gelados, todo mundo corre para tomar um banho bem quente. Cuidado! As altas temperaturas agridem o couro cabeludo e abrem as cutículas capilares, intensificando problemas como raízes oleosas, pontas ressecadas e caspa. Por isso, ao lavar o cabelo, procure realizar pelo menos o enxágue com água morna ou fria. Além de proteger o couro cabeludo, essa prática ajuda a selar as escamas dos fios, dificultando a perda de água e nutrientes. Conclusão: cabelos hidratados por mais tempo!

 

5 – APROVEITE OS CORTES E AS CORES DA ESTAÇÃO

Com o outono anunciando as temperaturas mais frias, surgem os pedidos por cortes luxuosos e cores quentes para garantir o sucesso do look de inverno. Loiros amendoados e escuros, castanhos e vermelhos são os tons preferidos daquelas que desejam se sintonizar com a estação. Para quem pretende mudar o visual e investir em uma nova coloração, os cuidados pós química não devem ser esquecidos. O kit Colágeno Vegetal Personal Hair é altamente indicado para tratar os cabelos sensibilizados por tinturas e transformações capilares. A combinação de shampoo, condicionador e máscara hidratante permite um tratamento de nutrição profunda para os cabelos desfibrados, com uma restauração química de alto desempenho.

 

6 – EQUILIBRE O USO DAS FERRAMENTAS DE CALOR

É realmente difícil deixar o cabelo secar naturalmente naqueles dias mais friozinhos. Mas, lembre que o clima seco do outono retira a umidade natural dos fios e o uso excessivo de secador, chapinha, babyliss e outros modeladores agrava ainda mais essa situação. Se você considera impensável abandonar esses equipamentos ou diminuir a frequência de estilização das mechas, utilize sempre termoativos e finalizadores para protegê-las do calor.

 

Os protetores térmicos selam a cutícula capilar e bloqueiam a saída de água e nutrientes, além de possuírem substâncias hidratantes que são ativadas quando expostas a altas temperaturas. Dessa forma, protegem contra as agressões do calor e garantem cabelos mais nutridos. Alguns produtos também podem ser usados na modelação dos fios, como o Modefix Extra Forte, um pós-condicionador que reduz o tempo de escovação e une os benefícios da queratina, vitamina F e óleo de amêndoas.

 

7 – CONTROLE O FRIZZ

O frizz é um incômodo em qualquer época do ano, mas no outono esse problema se intensifica e as crespas e cacheadas sabem disso melhor que ninguém. O conjunto de condições naturais dessa estação contribui para aumentar o eriçado dos fios e a solução é investir em  hidratações semanais e uso diário de leave-ins, cremes de pentear, séruns e óleos reparadores. Esses tipos de finalizadores hidratam, fecham a cutícula do fio de cabelo e diminuem o volume global do penteado.

 

Os óleos vegetais são bastante indicados para reduzir o ressecamento e o frizz. O óleo de argan é o preferido entre profissionais e consumidoras, pois atua como uma película protetora nas mechas, mantendo os níveis naturais de hidratação e reduzindo a carga estática dos fios, o que diminui o efeito arrepiado. O Leite de Pentear e o Reparador de Pontas da linha Tânagra Hair Health Óleo de Argan são opções práticas para alcançar resultados positivos no combate ao frizz e enfrentar o outono com um visual controlado.

 

8 – PREVINA A QUEDA DE CABELO

As folhas caem e os fios também. Muitas mulheres afirmam sentir o aumento da queda de cabelo durante o outono e essa impressão é um fato comprovado por especialistas. Nessa estação, ficamos menos expostos à luminosidade solar, o que influencia o ritmo da divisão celular em nosso organismo. Com as atividades celulares mais lentas, nascem menos fios de cabelo e a raiz fica enfraquecida, então os fios caem mais rapidamente e não são repostos na mesma velocidade.

 

Esse é um processo biológico completamente normal, então apenas inclua alguns momentos de exposição ao sol na sua rotina e utilize produtos específicos, como o Shampoo Antiqueda T-ONE, disponível em três versões: cabelos normais, cabelos oleosos e cabelos secos. Caso perceba o agravamento do quadro de queda capilar, procure imediatamente um dermatologista para realizar o tratamento adequado.

Escrito por Beatriz Dias de Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *