Hidratação para Cabelos Cacheados

Hidratação para Cabelos Cacheados

A hidratação revigora a saúde de todos os tipos de cabelo, mas a hidratação para cabelos cacheados é ainda mais importante para assegurar a beleza dos fios. O formato de mola desses fios dificulta a distribuição uniforme da oleosidade natural ao longo de todo o comprimento, gerando uma tendência maior ao ressecamento, pontas duplas e frizz.

Estes problemas podem ser combatidos com uma rotina de reposição de nutrientes, e alguns truques ajudam muito as mulheres que desejam cachos soltos e definidos ou um volume bonito e controlado. O segredo para as encaracoladas é manter a frequência e garantir a intensidade dos cuidados.

 

LIMPEZA, HIDRATAÇÃO E FINALIZAÇÃO

 

O passo a passo para uma boa hidratação para cabelos cacheados caseira consiste em limpeza, hidratação e finalização. A etapa de limpeza é essencial para garantir o sucesso do tratamento, removendo todas as impurezas e preparando as mechas para receber as substâncias nutritivas. Ao contrário do indicado para os demais tipos de cabelo, a lavagem em cacheados deve ser realizada com shampoos hidratantes e menos adstringentes, sempre fazendo movimentos suaves no couro cabeludo para que os cachos não fiquem embaraçados.

Os produtos de limpeza profunda podem agredir excessivamente a fibra capilar desses fios, que são naturalmente mais sensíveis, por isso são indicados somente quando se deseja retirar o acúmulo de outros cosméticos. Após a lavagem, divida o cabelo em diferentes partes e aplique a máscara hidratante mecha a mecha, enluvando cada uma até sentir que estão mais macias. Deixe o produto agir pelo tempo determinado no rótulo e, então, enxague abundantemente com água morna ou fria. A finalização do tratamento é feita com o uso do condicionador nas pontas, a fim de selar as cutículas e segurar o resultado por mais tempo.

A hidratação para cabelos cacheados deve ser realizada de uma a duas vezes por semana, preferencialmente com produtos à base de componentes vegetais, queratina e colágeno, que são extremamente nutritivos e recuperam os danos dos fios. A linha T-ONE Cabelos Cacheados é bastante completa e oferece shampoo, condicionador, leave-in e modelador para uso diário, além de uma máscara hidratantes intensiva, formulados com manteiga de karité, óleo de coco, colágeno, óleo de buriti e outros componentes naturais. O Hidratante Capilar Tânagra também é indicado para os procedimentos caseiros e contém queratina, colágeno e extrato de vegetais em sua composição.

Hidratação para cabelos cacheados

MODELAGEM DOS CACHOS

 

Os benefícios da hidratação podem ser potencializados com o uso de produtos finalizadores, como óleos vegetais, cremes de pentear, sprays, pomadas e leave-ins. Os cabelos com curvas são super diversos e apresentam fios mais finos ou grossos e cachos abertos ou bem fechados, indo do 3A ao 4C, então é necessário descobrir as suas necessidades específicas para acertar na finalização do visual.

Os fios finos se beneficiam com fórmulas mais leves e fluidas, que ajudam a modelar os cachos sem deixar um aspecto pesado. Já os fios grossos são mais resistentes à absorção de nutrientes, por isso, precisam de produtos com altos níveis de hidratação. Os cachos mais largos e abertos pedem produtos de definição, que disciplinam e modelam as ondas, enquanto os cachos mais apertados precisam de hidratantes intensivos para recuperar o ressecamento natural e controlar o volume da raiz. Os produtos umectantes e de rápida absorção são ótimos para os cabelos crespos, pois os tornam mais maleáveis para a estilização.

Além disso, alguns finalizadores são verdadeiros curingas e possuem aplicações variadas. O creme de pentear, além de definir as ondas e garantir hidratação instantânea, pode ser utilizado ao longo da semana para manter a forma dos cachos. Nos dias seguintes à lavagem, basta misturar um pouco do produto com água filtrada em um borrifador e utilizar essa mistura em todo o comprimento, umedecendo levemente as mechas e amassando os cachos para reativar a sua definição.

Já os óleos capilares, como o Reparador de Pontas de Óleo de Argan, são altamente nutritivos e combatem o ressecamento natural dos fios. Eles ajudam na estilização final, mas também são muito indicados para a pré-lavagem das mechas. Para aquelas que buscam um resultado extra na revigoração capilar, é recomendável aplicar um óleo de origem vegetal por toda a extensão dos fios, duas horas antes da lavagem normal. Após esse tempo de ação, o cabelo pode ser lavado normalmente com shampoo para a retirada do produto. Essa técnica é chamada de umectação e confere força e brilho aos cachos.

Quer receber dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo e 15% de desconto nos produtos desse texto? Clique aqui!

Você é profissional e gostaria de receber mais materiais de estudo e promoções? Clique aqui!

 

Escrito por Beatriz Dias de Moraes

3 Replies to “Hidratação para Cabelos Cacheados”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *