Aprenda como Salvar os Cabelos Superprocessados

Aprenda como Salvar os Cabelos Superprocessados

Muitos leitores do blog têm perguntado sobre cabelos superprocessados e quais os melhores tratamentos para recuperar a sua saúde e vitalidade. Pensando nisso, reunimos as principais informações para que mulheres com esses fios hipersensibilizados e profissionais cabeleireiros possam identificar e corrigir o problema rapidamente. Confira!

Para quem não conhece o termo, os cabelos superprocessadosapresentam danos severos em toda a estrutura da fibra capilar,devido à realização excessiva de processos químicos e mecânicos. Colorações, alisamentos, cacheamentos e estilizações com secador, chapinha ou babyliss são procedimentosque sempre impactam a saúde dos fios e devem ser acompanhados de uma série de cuidados. E, quando são feitos frequentemente e sem o intervalo ou a preparação ideal entre eles, o resultado são cabelos mega deteriorados.

Os fios enfraquecem, perdem elasticidade, quebram facilmente, ficam porosos e opacos. As extremidadestambém são prejudicadas e sofrem um ressecamento intenso,o que causa o aparecimento de pontas duplas e o aspecto espigado. Todos esses problemas surgem porquea fibra capilar perde água e muitos nutrientesapós a exposição recorrente a substâncias químicas e fontes de calor,então as madeixas se tornam extremamente vulneráveis.

No entanto, ainda que os sinais de desgaste sejam parecidos em mechas superprocessadas e mechas danificadas, é preciso lembrar que elas não iguais e exigem tratamentos diferentes. Os cabelos danificados também são bastante sensíveis, mas foram expostos a um menor número de agressões internas e externas. Já nos cabelos superprocessados, é como se existisse uma sobrecarga constante de ataquessobre as mechas, impedindo que elas tenham tempo hábil para se regenerar.

Algumas características podem ser observadas para se identificar o grau de estresse do cabelo. Os fios superprocessados possuem cutículas abertas e levantadas, que causam embaraçamento e formação excessiva de nós. Além disso, é comum que apareçam danos à estrutura capilar interna, na região do córtex, que fica desprotegido e completamente poroso.

 

O CRONOGRAMA CAPILAR PODE SALVAR OS FIOS SUPERPROCESSADOS

 

Para dar vida nova às mechas com multiprocessamento, é importante investir em tratamentos que devolvam os nutrientes perdidos e a massa dos fios de cabelo. Então, nada melhor que iniciar um cronograma capilar!

Como essa técnica permite a combinação personalizada de tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, é perfeita para atingir os resultados necessários para a regeneração total da fibra capilar. O cronograma tradicional, disponível aqui, pode ser adaptado para fios com danos mais severos:

 

1ª semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução

2ª semana:Nutrição – Hidratação – Nutrição

3ª semana:Hidratação – Nutrição – Reconstrução

4ª semana: Hidratação – Hidratação – Nutrição

 

Quem se interessar em seguir uma agenda de tratamentos deste tipo deveescolher produtos à base de óleos vegetais e proteínas, pois os ativos naturais oferecem níveis incomparáveis de hidratação e as proteínas são repositoras de massa da fibra capilar. Na etapa de hidratação, podem ser utilizadas máscaras que privilegiem o condicionamento dos fios, como produtos à base de óleo de argan, óleo de macadâmia, buriti e açaí.

Para o procedimento de nutrição, recomenda-se a máscara Fix Mega Hidratante, que une derivados da quinoa e da goma cassia, uma planta indiana altamente nutritiva. Ela foi desenvolvida para selar as escamas, hidratar e auxiliar na recuperação da textura dos fios após processos químicos,então, encaixa-secom sucesso nesta fase do cronograma.

A fase de reconstrução é uma das mais importantes para a revitalização completa dos fios superprocessados, pois é responsável pela reposição da massa capilar. Nesta etapa, é indicado usar máscaras com maior concentração de proteínas, como a queratina ou o colágeno. A Personal Hair Colágeno Vegetal é composta por colágeno vegetal e funciona como um restaurador químico de alto desempenho, nutrindo instantaneamente os fios desfibrados.

Mas, como os cuidados com os cabelos vão além da aplicação de máscaras de tratamento intensivo, é interessante apostar em produtos hidratantes de uso diário. Confira as linhas completas Fix Pós Química e Personal Hair Colágeno Vegetal para conhecer shampoos, condicionadores e finalizadores que ajudam a trazer resultados mais rápidos na recuperação das mechas deterioradas.

 

DICAS PARA GARANTIR A SAÚDE DOS CABELOS

 

Se os cabelos estão apresentando sinais graves de estresse químico e mecânico, é sinal de que abusos foram cometidos. Por isso, a principal dica é aumentar o intervalo entre tratamentos químicos e evitar ao máximo o uso de ferramentas de calor, para que a fibra capilar possa se fortalecer sem sofrer novos danos. Mas, caso seja indispensável utilizar o secador ou outros modeladores, os protetores térmicos não devem ser esquecidos, pois além de oferecerem proteção contra o calor, possuem substâncias hidratantes que são ativadas em altas temperaturas.

Outra categoria de aliados capilares que oferecem proteção extra às mechas superprocessadas são os produtos com açãoantioxidante, que minimizam as agressões naturais causadas pela exposição ao sol, ventos e poluição. Ainda, já cansamos de repetir por aqui, mas é sempre bom lembrar: lavar os fios em dias alternados e com água fria ou morna diminui os danos à fibra capilar.  Também vale a pena tentar cortar as pontinhas dos cabelos pelo menos a cada dois meses, para que eles cresçam mais fortes e menos quebradiços, garantindo uma renovação completa dos fios!

Quer receber dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo e 15% de desconto nos produtos desse texto? Clique aqui!

Você é profissional e gostaria de receber mais materiais de estudo e promoções? Clique aqui!

 

Escrito por Beatriz Dias de Moraes

2 Replies to “Aprenda como Salvar os Cabelos Superprocessados”

  1. Amei as dicas. A tanagra podia fazer uma promoção como o kit completo do cronograma capilar rs. Amo os produtos da tanagra. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *