Umectação Capilar – Como Hidratar e Devolver o Brilho Dos Cabelos Cacheados

Umectação Capilar – Como Hidratar e Devolver o Brilho Dos Cabelos Cacheados

Quer aprender uma técnica simples, baratinha e super eficiente para hidratar e devolver o brilho aos seus cabelos? Leia a seguir tudo sobre a umectação!

A umectação é um tratamento à base de óleos vegetais que hidrata e nutre a cutícula capilar, restaurando a saúde dos fios. É uma técnica milenar indiana que pode ser realizada em todos os tipos de cabelos, ideal para tratar a oxidação e o ressecamento das mechas. Ela é ainda mais benéfica para as crespas e cacheadas, que possuem fios naturalmente mais secos e precisam estar sempre atentas ao nível de hidratação das suas ondas e cachos.

O principal objetivo do tratamento é repor os nutrientes perdidos pela camada de revestimento dos fios devido a agressões externas, químicas e mecânicas, por meio de um banho de óleo vegetal nos cabelos. As gorduras naturais extraídas de plantas e frutos possuem propriedades altamente reparadoras, pois são ricas em vitaminas e lipídios, que nutrem, selam e protegem a fibra capilar.

Por isso, nada melhor do que escolher um óleo desse tipo para recuperar a beleza e o equilíbrio das madeixas. Entre as vantagens, estão o combate à desidratação, porosidade, opacidade, frizz e pontas duplas, fortalecimento da estrutura capilar e intensificação do brilho.

 

COMO FAZER A UMECTAÇÃO

 

A umectação é um tratamento que não exige grandes investimentos, pois o único produto necessário para a sua realização é um óleo vegetal. Então, basta escolher um de acordo com as suas preferências e necessidades. Alguns dos mais utilizados são os óleos de argan, macadâmia, coco, rícino, jojoba, ou até mesmo o azeite de oliva extravirgem.

O reparador de pontas Hair​ Health Óleo de Argan é indicado para umectar os cabelos, pois possui ação antioxidante e condicionante. É formulado a partir do óleo de argan, um dos óleos vegetais mais potente se rico em vitaminas A, D e E. O argan deixa os fios mais hidratados, brilhantes e luminosos, melhora a elasticidade, reduz a quebra e combate as pontas duplas. Ainda, protege contra desgastes naturais, mecânicos e químicos, como os danos causados pela exposição à poluição, vento e sol, pelo uso de secadores, chapinhas e babyliss, e por alisamentos e outros tratamentos capilares com química.

Outro ponto bastante positivo é que a técnica pode ser feita com os cabelos secos e sujos, pois as escamas capilares não precisam estar abertas para que os nutrientes do óleo consigam agir. É possível encaixar a umectação facilmente em sua rotina, inclusive, muitas mulheres programam o tratamento para o seu dia de lavagem e aplicam o produto algumas horas antes do banho.

Comece dividindo todo o cabelo em diferentes seções. Aplique o óleo mecha a mecha, enluvando do comprimento às extremidades,para que eleseja bem distribuído. Se as suas pontas estiverem muito danificadas, vale a pena dar uma atenção especial a elas e passar um pouco mais de produto nessa região. Caso tenha cabelos oleosos, evite ao máximo entrar em contato com a raiz, para que os fios não ganhem um aspecto pesado devido ao acúmulo de gordura. Ao finalizar a aplicação, deixe agindo por duas horas, no mínimo.

 

COMO RETIRAR O ÓLEO

 

Uma preocupação muito comum em relação à umectação é como retirar completamente o óleo vegetal dos cabelos, garantindo que não sobrem resíduos que possam deixar os fios oleosos ou ensebados. Mas, existe um método que resolve qualquer problema desse tipo: o UCPE.

UCPE significa Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar, ou seja, é o passo a passo de uma boa umectação. Após umectar os fios por no mínimo duas horas, é hora de remover o produto. Então, cerca de 20 minutos antes da lavagem, aplique um condicionador comum em todo o cabelo, certificando-se de que todas as mechas com o óleo vegetal estejam cobertas pelo novo produto. Os condicionadores são emolientes e facilitarão a retirada do óleo na hora da limpeza.

Quando terminar o tempo de pausa do condicionador, siga para a última etapa. Enxague os fios com água em abundância e realize uma lavagem normal dos cabelos, utilizando o seu shampoo diário. Se sentir que os fios ainda contam com resquícios do óleo, você pode passar um pouco mais de condicionador e realizar um novo enxágue. Com as madeixas devidamente higienizadas, é só deixar secá-las naturalmente e aproveitar os benefícios e resultados posteriores.

 

UMECTAÇÃO NOTURNA

 

Uma outra versão do tratamento é a umectação noturna, que consiste em aplicar o óleo em todo o cabelo antes de dormir. Nesse caso, a principal diferença é o tempo de ação do produto, que ficará nos fios durante o período de sono. Os resultados são os mesmos, pois o intervalo recomendado para a técnica tradicional, duas horas, já é suficiente para as mechas se recuperarem. Na manhã seguinte, a remoção do produto também deve seguir o método do UCPE.

Se preferir fazer a umectação noturna, lembre-se apenas de envolver os cabelos emalgum tipo de tecido, para que a roupa de cama não absorva o óleo vegetal. Não utilize uma touca térmica, pois elas abafamo couro cabeludo e podem ocasionar a proliferação de fungos e bactérias, se utilizadas por um longo período.

Quer receber dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo e 15% de desconto nos produtos desse texto? Clique aqui!

Escrito por Beatriz Dias de Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *