A importância da QUERATINA para a saúde dos cabelos! |DESCUBRA AQUI|

A importância da QUERATINA para a saúde dos cabelos! |DESCUBRA AQUI|

Sol, chapinha, química, secador, poluição (…)! Com tantos itens na lista de “inimigos” dos cabelos saudáveis, a queratina tornou-se ingrediente obrigatório nos salões de beleza!

Com tanta popularidade e estando cada vez mais presente nos rótulos de diversos produtos de beleza você, com certeza, já ouviu falar dela. Mas você sabe o que é a queratina e por que ela é tão importante para a saúde capilar?

A queratina é uma proteína fibrosa de caráter estrutural que está presente na conformação de diferentes tecidos de origem animal como unhas, pele, pelos e cabelos. Como qualquer outra proteína, a queratina é formada por um conjunto específico de aminoácidos que conferem a ela características como rigidez, elasticidade e impermeabilidade à água. Desse modo, a queratina funciona como uma barreira mecânica contra agressões externas ao mesmo passo em que impede a saída de importantes nutrientes da estrutura interna dos tecidos.

 Em se tratando do cabelo, a queratina representa aproximadamente 90% da constituição dos fios sendo, portanto, a principal responsável pela sua integridade. Desses 90%, a grande maioria compõe a camada mais externa do fio, denominada cutícula, enquanto que uma menor quantidade de queratina preenche as camadas mais internas do cabelo(córtex e medula).

 

> Publicação sugerida:Uma introdução sobre a estrutura do fio de cabelo

A cutícula é composta por várias placas sobrepostas, como as telhas de um telhado, cuja função é proteger as camadas mais externas do fio de cabelo contra agressões externas, impedindo, assim, a perda de água, vitaminas e da própria queratina presentes no córtex. Esse importante mecanismo de proteção é controlado, principalmente, por dois fatores: temperaturapH.

Quando exposta a baixas temperaturas e/ou um pH ácido (baixo), as placas cuticulares mantém o fio completamente impermeável,deixando os cabelos sedosos e brilhantes. Já quando exposta a altas temperaturas e/ou um pH alcalino (básico), as cutículas, antes sobrepostas,se abrem deixando a estrutura interna do fio exposta e vulnerável.Nesse estado o cabelo torna-se elástico e quebradiço, apresentando um aspecto áspero e opaco.

São diversos os fatores capazes de alterar a temperatura e o pH dos fios, sendo as agressões químicas e mecânicas os mais comuns. Outro fator importante que interfere diretamente na estrutura dos fios são as condições climáticas (sol forte, excesso de umidade e poluição)às quais os cabelos são submetidos constantemente. Desse modo, a adoção de hábitos conscientes na hora de cuidar do visual é de extrema importância para a manutenção da saúde capilar.

Naturalmente, o cabelo é capaz de produzir moléculas de queratina por toda a sua extensão ficando totalmente recuperado após alguns meses. Porém, muitas vezes, o atrito constante provocado nos fios acaba por danificar permanentemente a sua estrutura, impedindo que a queratina capilar seja completamente reposta pelo organismo. Nesses casos, portanto, torna-se necessário um trabalho de reposição da queratina através de tratamentos capilares.

 

TRATAMENTOS COM A QUERATINA

Os tratamentos capilares a base de queratina são capazes de reestruturar os fios que perderam força e nutrientes, devido a processos agressivos como a escovação, poluição e utilização de produtos químicos. Se o cabelo estiver muito danificado, ela também é capaz de fazer com que o fio capilar fique mais encorpado e ganhe maior resistência contra o processo de quebra.

A reconstrução capilar é o método mais simples de repor a queratina dos fios, podendo ser feita em todos os tipos de cabelosEsse processo consiste na restituição da proteína por meio da aplicação de shampoos, cremes e condicionadores nas mechas dos cabelos, possibilitando o tratamento das camadas externas dos fios, devolvendo, assim, o brilho e a maciez natural dos cabelos.

Dependendo do grau de acometimento do fio, você pode optar por fazer uma reconstrução mais leve ou mais intensa. Para isso, você pode utilizar diferentes produtos da linha Fix Pós Química da Tânagra, a fim de obter o melhor resultado.

Para uma reconstrução leve, inicie o tratamento lavando os cabelos com o Shampoo de Limpeza Pós Química Fix da Tânagra. Em seguida, aplique a Queratina Líquida Pós Química Fix da Tânagra no cabelo separado em mechas finas. Deixe agir por 15 minutos, depois enxágue e prossiga com a aplicação do condicionador habitual.

É importante frisar que o uso da queratina líquida é um tratamento complementar, por isso não vai substituir a hidratação capilar, uma vez que ela somente repõe a proteína, enquanto que as máscaras hidratantes oferecem, além de queratinaágua e nutrientes. Portanto, se o seu cabelo estiver em estado crítico, opte por realizar um tratamento de reconstrução intensa.

Para este tipo de tratamento utilize o Kit de Manutenção Pós Química da linha Fix da Tânagra seguindo o passo a passo descrito no artigo “CABELO QUEBRADIÇO: ENTENDA SUAS CAUSAS E SAIBA COMO RECUPERÁ-LO!” e não se esqueça de aplicar as recomendações diárias que separamos para você com o objetivo de te ajudar a evitar novos danos e manter o visual de uma verdadeira estrela de cinema!

ATENÇÃO!

O excesso de queratina pode ser prejudicial!

O uso abusivo de queratina enrijece os fios, causando ressecamento, opacidade, quebra e perda nos movimentos naturais dos cabelos. Por este motivo, indivíduos que fizeram tratamento com escovas alisadoras e selagem térmica, as quais já possuem queratina em sua fórmula, têm que dosar ainda mais o uso da proteína.

Quer receber dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo e 15% de desconto nos produtos desse texto? Clique aqui!

Você é profissional e gostaria de receber mais materiais de estudo e promoções? Clique aqui!

Escrito por Isabella Pacetti Pajaro Grande

2 Replies to “A importância da QUERATINA para a saúde dos cabelos! |DESCUBRA AQUI|”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *