O Cuidado com os Cabelos Começa Pelo Couro Cabeludo

O Cuidado com os Cabelos Começa Pelo Couro Cabeludo

Com certeza você já desejou ter cabelos lindos e sedosos como aqueles que aparecem nos comerciais e embalagens de shampoos, não é mesmo? E, para isso, usou e abusou de diversos produtos e técnicas que prometem reconstruir o fio e devolver a beleza natural das madeixas, certo? São milhares de cremesfinalizadores, químicas, óleos, shampoos e condicionadores que, de fato, auxiliam no processo de restauração capilar e te ajudam a conquistar o visual desejado!

O que ninguém te contou, é que não adianta ter todos esses cuidados com o fio e esquecer que ele é somente a ponta do iceberg!

Muitas vezes, quando nos deparamos com cabelos secos, fracos e quebradiços ou até mesmo oleosos e sem volume, não nos damos conta de que esses sintomas são apenas o reflexo do descaso com o nosso couro cabeludo. E não poderia ser diferente, já que o couro cabeludo é a base sólida na qual os fios de cabelo crescem e herdam tanto suas qualidades quanto seus defeitos.

O couro cabeludo nada mais é do que a pele que reveste a região do crânio do ser humano, na qual se encontra a raiz do cabelo. Assim, se essa região estiver com excesso de oleosidade, excesso de pele ou esteja constantemente suja, não há tratamento que resolva, as madeixas terão sempre os mesmos problemas. Desse modo, uma pele bem cuidada é a chave para garantir uma cabeleira sempre forte e saudável!

Vários motivos podem explicar a sensibilidade do couro cabeludo, começando pelo excesso de oleosidade. A oleosidade é um fator importante para manter o couro cabeludo saudável, mas quando há um desequilíbrio na produção do sebo, podem ocorrer escamações do couro cabeludo e, com ela, o surgimento da caspa.Quando o cabelo cresce em um couro cabeludo irritado pela caspa, ele tem muito mais dano na cutícula. A coceira e os arranhões que acompanham a caspa podem danificar e enfraquecer o cabelo ainda mais, e cabelo fraco é mais propenso à quebra.

Exemplos de couro cabeludo.

 

>Publicação sugerida: Cabelos com Caspa: Como Cuidar e Tratar

> Publicação sugerida: Cabelo Quebradiço: Entenda suas Causas e Saiba Como Recuperá-lo!

 

Outros fatores importantes na origem da irritação do couro cabeludo são a poluição e a má alimentação. A poluição deposita no cabelo toxinas e carcinógenos que criam um véu opaco e produzem radicais livres que modificam a estrutura do couro cabeludo e alteram o bulbo piloso, aumentando as chances de inflamação. Como consequência, há o prejuízo do crescimento dos cabelos, o aumento das quedas e bloqueio do mecanismo que produz a proteína a partir da qual o cabelo é feito (queratina).

 

> Publicação sugerida: A importância da QUERATINA para a saúde dos cabelos! |DESCUBRA AQUI|

 

Já a má alimentação influencia diretamente na formação do fio de cabelo. Os fios de cabelo são constituídos por nutrientes que adquirimos através da alimentação, por isso, uma dieta balanceada é essencial para que os nutrientes cheguem ao couro cabeludo e componham um belo fio. As proteínas e aminoácidos, por exemplo, auxiliam na estruturação dos fios, dando-lhes força e resistência. Por sua vez, minerais como o zinco, estimulam o crescimento e reduzem a oleosidade, enquanto que os ácidos graxos (ômega-3 e ômega-6) ajudam na hidratação das madeixas.

A boa notícia é que não é preciso entrar em desespero, basta um pouquinho de atenção para garantir raízes mais saudáveis e cabelos lindos e sedosos o dia todo. Confira, abaixo, os principais cuidados que você deve ter com o seu couro cabeludo:

 

CUIDADOS NA HORA DO BANHO

 Para os cabelos muito oleosos, o ideal é realizar a higienização diariamente. Já para os cabelos normais, a lavagem pode ocorrer em dias alternados (intervalo de um dia), enquanto que os cabelos mais secos podem ser lavados três vezes na semana.

Para este processo de higienização, é indicado o uso de shampoos e condicionadores sem sal, uma vez que o cloreto de sódio favorece o ressecamento dos fios, retirando a sua oleosidade natural e estimulando as glândulas sebáceas a trabalharem ainda mais para compensar a falta de sebo. Desse modo, produtos sem sal ajudam a limpar suavemente o couro cabeludo sem danificar as fibras capilares. Para te ajudar a atingir esse objetivo, nós indicamos o uso do Kit T-One Tânagra Cabelos Raízes Oleosas e Pontas Secas.

Aplique os produtos corretamente a fim de obter a máxima eficiência sem afetar a sua pele. Para isso, aplique apenas o shampoo no couro cabeludo, restringindo os cremes, condicionadores e finalizadores apenas para as pontas dos fios.  Por terem alto poder de hidratação, esses produtos podem deixar a sua raiz ainda mais oleosa, podendo levar ao entupimento dos poros (folículos pilosos) presentes no couro cabeludo, favorecendo a queda e a formação de caspa. Por isso, na hora do enxágue, fique bastante atento para não deixar nenhum resíduo desses produtos no couro cabeludo.

Não utilize as unhas para esfregar o couro cabeludo! Esse hábito não garantirá uma limpeza mais profunda dos fios, pelo contrário, a fricção intensa pode abrir pequenas feridas na superfície da pele provocando inflamações e, até mesmo, infecções na região. A massagem ideal deve ser feita utilizando as pontas dos dedos.

Para o enxágue procure utilizar sempre água fria ou morna (temperatura menor do que 25ºC). Isso porque, a água quente estimula as glândulas sebáceas presentes na região, responsáveis pela produção da oleosidade, que trabalharão mais que o normal, resultando em um aspecto ainda mais engordurado. O excesso de sebo, por sua vez, pode obstruir os poros que dão passagem ao fio de cabelo, e, consequentemente, dificultar a distribuição dessa oleosidade, importante para a hidratação do fio por inteiro.

 

CUIDADOS PÓS-BANHO

Hidratações para combater a descamação no inverno

No frio, a sudorese fica diminuída, por isso há o ressecamento do couro cabeludo e possivelmente a descamação, por isso é importante realizar um programa de hidratação capilar. Existem produtos específicos que podem hidratar o couro cabeludo sem deixá-lo com aspecto ensebado e nem obstruir os poros do couro cabeludo.

Mas atenção! Os produtos que hidratam o couro cabeludo não são os mesmos utilizados para hidratar os fios.Se você usar uma máscara capilar na região do couro cabeludo com esse objetivo, você pode, portanto, agravar o quadro.Para uma hidratação correta, utilize produtos com alto poder emoliente, capazes de amaciar e suavizar a pele, como o Leave-in Buriti da linha Néctar da Terra- Tânagra.

 

Proteja o couro cabeludo do secador e da chapinha

Existem diversos tipos de protetores térmicos capazes de proteger as madeixas do calor excessivo provocado pelos secados e chapinhas. Porém, esses produtos ajudam a proteger apenas a extensão dos fios, deixando o couro cabeludo igualmente exposto. Para evitar esse tipo de problema o recomendado é manter o secador a uma distância de aproximadamente 20 centímetros da raiz dos cabelos e, a chapinha, cerca de um centímetro e meio do couro cabeludo. Ainda, vale lembrar que o uso diário da chapinha não é recomendado pelos especialistas!

Proteja o couro cabeludo do Sol

Em dias de Sol muito forte procure proteger o couro cabeludo utilizando chapéus, lenços e bonés. Use e abuse de acessórios estilosos, adaptando-os para cada ambiente e ocasião.

Cuidado com a química

Escova progressiva, definitiva, permanente e qualquer outro procedimento químico utilizam produtos ácidos e, por isso, podem queimar o couro cabeludo e gerar descamação. O ideal é que o profissional faça um teste de sensibilidade antes de aplicar o produto.

Tenha uma alimentação saudável

Comer muitos alimentos ricos em proteínas e vitaminas como ovos, carnes nutritivas (como fígado ou outros órgãos animais) e vários tipos de vegetais – até mesmo com algum tipo de amido – envia ao seu corpo um sinal claro de que você está recebendo muitos nutrientes e pode começar a “gastar” alguns deles no seu couro cabeludo.Esse tipo de alimento estimula o crescimento e o fortalecimento das madeixas!

>Saiba mais em: Alimentação correta para um cabelo saudável

>Quer receber dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo e 15% de desconto nos produtos desse texto? Clique aqui!

 

Por: Isabella Pacetti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *