Cabelos Volumosos? Saiba como Domá-Los!

Cabelos Volumosos? Saiba como Domá-Los!

Toda mulher sabe como pode ser desesperador acordar em um dia de chuva e olhar para o espelho. Não importa se o seu cabelo é liso, crespo ou ondulado, uma verdade é certa: os cabelos volumosos não escolhem as suas vítimas! Todos estão sujeitos a sofrer com os fiozinhos rebeldes!

Para saber se o seu cabelo realmente é volumoso, é importante prestar atenção a dois aspectos:espessuradensidade dos fios. Muitas pessoas confundem densidade com volume, no entanto, a distinção entre eles é fácil: a densidade capilar refere-se à quantidade de cabelo presente em um centímetro quadrado.

No couro cabeludo, essa quantidade pode variar de 175 a 300 fios por centímetro quadrado e sofre influência de características como a idade, sexo e etnia. Para exemplificar, basta fazer um rabo de cavalo com as mãos e perceber a quantidade de cabelo presente.

Dito isso, podemos afirmar que nem todo cabelo volumoso é denso! Você pode perfeitamente ter pouca quantidade de fios e, ainda assim, ter muito volume. O contrário também é verdadeiro.

Já o volume esta diretamente ligado à espessura do fio que, por sua vez, é influenciada, principalmente, pela forma do folículo capilar localizado na raiz do cabelo, e que indica como o fio irá crescer. Os asiáticos, por exemplo, têm cabelos lisos e grossos, pois o fio cresce perpendicular ao couro cabeludo, conferindo um aspecto mais arredondado e elástico.

>Publicação sugerida:Uma introdução sobre a estrutura do fio de cabelo

 

Por outro lado, quem tem origens africanas, têm os folículos paralelos, ovais e achatados, o que faz o fio nascer fino e torcido. Por conta disso, um cabelo cacheado ocupa mais espaço, ou seja, mais volume, do que um cabelo chapado.

Mas ATENÇÃO! Além da genética, fatos do cotidiano, como a alimentação e exposição a agressões químicas e mecânicas, também podem influenciar diretamente na saúde dos fios de cabelo, resultando em um cabelo igualmente volumoso.

 

COMO REDUZIR O VOLUME CAPILAR

Quem tem cabelos volumosos sabe como é difícil disciplinar a cabeleira na hora de sair de casa, principalmente naqueles dias em que os fios acordam armados e prontos para guerra!

A partir daí contra-atacamos com artilharia pesada! São milhares de prendedores, grampos, tiras e outros acessórios que compõe o nosso vasto arsenal na tentativa de domar o cabelo rebelde. Contudo, apesar de nossos esforços, nem sempre chegamos a uma solução definitiva.

Mas não é preciso entrar em pânico! Por sorte, os cabelos volumosos podem ser controlados facilmente com simples segredos e, o melhor: sem sair de casa!

Mas antes de saber como resolver esse problema de uma vez por todas, é preciso entender o motivo pelo qual os cabelos ficam tão imponentes. Isso acontece quando há uma má distribuição da queratina (proteína que compõe a estrutura do fio de cabelo) ao longo do fio, tornando-o poroso.

 

>Publicação sugerida:A importância da QUERATINA para a saúde dos cabelos! |DESCUBRA AQUI|

Isso significa que as cutículas capilares estão excessivamente abertas e, portanto, nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos, assim como a água, não são retidos pelo fio, resultando em um cabelo ressecado e fragilizado. A conta é simples: quanto mais seco estiver o cabelo, maior a quantidade de frizz, maior o arrepiado e maior o volume!

Por isso, a hidratação das madeixas é a regra número 1 para garantir fios naturalmente soltos e com balanço!

Existem milhares de condicionadores, leave-ins, máscaras e óleos disponíveis no mercado que prometem acabar com o ressecamento, devolvendo brilho e maciez aos fios. Mas só a hidratação não adianta, ainda mais se forem cabelos cacheados ou crespos que precisam de uma reposição maior de lipídios para manter o volume no lugar e garantir a saúde dos fios.

Por isso preste atenção na hora de escolher o tratamento para os seus cabelos a fim de obter o resultado desejado!

Além dos produtos clássicos, formulados com queratina e silicones, é possível recorrer também a fórmulas mais poderosas com nutrientes diferenciados, a fim de obter a máxima eficiência para o tratamento dos cabelos especificamente volumosos. Para isso, opte por produtos que contenham óleos vegetais, manteigas e vitamina B5.

 

ÓLEOS VEGETAIS

Os óleos vegetais contém alta concentração de ácidos graxos essenciais, como o ácido oléico (ômega 9) e o ácido linoléico (ômega 6), uma combinação de ativos que garante propriedades reparadoras e antioxidantes, ideal para manter a concentração adequada de lipídeos, sobretudo para os cabelos cacheados e crespos que, devido à estrutura do fio, não permitem a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo em todo o seu comprimento.

 

MANTEIGAS VEGETAIS

Cada manteiga tem uma propriedade diferente, devido às propriedades e características do vegetal da qual foi extraída, porém, de modo geral, assim como os óleos vegetais, as manteigas são utilizadas para reposição lipídica e atuam nutrindo profundamente os fios. A umectação também pode ser feita com manteigas, neste caso você pode tanto aplicar a manteiga nos fios ou aquecê-la para que derreta. São  ótimas para combater o frizz do cabelo, e as pontas duplas e danificadas.

 

> Publicação sugerida: Umectação Capilar – Como Hidratar e Devolver o Brilho Dos Cabelos Cacheados

 

VITAMINA B5

Como a vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico, é uma substância natural do couro cabeludo, a substância, além de favorável para o funcionamento do organismo como um todo, também é ideal e importante para manter os fios longos e fortes, pois além de regular os níveis de colesterol, repõe proteínas, lipídios e carboidratos perdidos com o ressecamento.

 

Para te ajudar a começar o tratamento das suas madeixas, nós listamos alguns produtos da nossa marca e algumas dicas super práticas, que vão fazer você sair hoje mesmo do modo DESEJO e começar a ver as mudanças nos seus cabelos de modo PERMANENTE. Confira:

1.Máscara Hidratante Capilar TânagraHair Health Óleo de Macadâmia

Sua rica fórmula contém tanto manteiga de Karitë quanto óleo de Macadâmia, compostos ricos em lipídeos vegetais naturais que promovem maior hidratação, brilho e maciez, além de ser uma excelente alternativa aos petrolatos.

INDICAÇÃO: Todos os tipos de cabelo.

 

 2.Linha Hair Health Óleo de Argan

Uma das vantagens mais interessantes do óleo de argan é que ele pode ser utilizado em diferentes tipos de produtos, então basta escolher aquele que mais se adequa à sua rotina. A linha completa Hair Health Óleo de Argan possui shampoo, condicionador, máscara hidratante, leite de pentear e reparador de pontas, que conferem um brilho natural aos cabelos e intensa hidratação, sem deixar as mechas pesadas.

A associação dos peptídeos com o Óleo de Argan proporciona restauração da camada lipídica dos fios promovendo ação condicionadora e hidratante, além de flexibilidade aos fios. Também combate os radicais livres.

INDICAÇÃO: Todos os tipos de cabelo.

 

> Publicação sugerida: 6 RAZÕES PARA USAR (E AMAR) O ÓLEO DE ARGAN

 

3. Kit T-One Redutor de Volume

Hidrata e reduz o volume dos cabelos. Promove maciez e proteção aos fios. A Pró-Vitamina B5 presente em grande concentração na sua fórmula possui alto poder antiestático (diminui o arrepiado) e condicionante (aumenta a resistência dos fios) que, somado aos benefícios dos Aminoácidos da Seda diminuem o frizz, promovem maciez, sedosidade e emoliência aos fios. Além disso, sua fórmula contém manteiga de Karitê que repõe a camada lipídica dos fios, nutrindo-os profundamente da raiz às pontas.

Este kit contém:

  • 01 Shampoo Redutor de Volume TânagraT-One
  • 01 Condicionador Redutor de Volume TânagraT-One

INDICAÇÃO:Cabelos Volumosos

DICAS PARA O DIA-A-DIA

  • Aposte em cortes repicados em camadas longas, cortadas a partir do queixo. Eles são ótimos para tirar o volumee ainda dão balanço em qualquer tipo de fio. E atenção: passe longe dos cortes retos!
  • Não penteie o cabelo enquanto ele estiver úmido. Depois que secar, use apenas os dedos ou, na melhor das hipóteses, um garfo de madeira de dentes largos. Pente em cabelo volumoso é item proibido.
  • Na hora da escova, puxe os fios para baixo e nunca para cima. Outra coisa importante: seque bem a raiz, senão o cabelo arma mesmo.
  • Na praia, leve um creme indicado para o sol e passe sempre que sair do mar. Ninguém merece aquele cabelo todo seco e armadão!
  • Em época de chuva, invista em leave-ins para suavizar o frizz e domar o volume. Quando há excesso de umidade no ambiente, o cabelo prontamente responde eletricamente a este processo, se comportando mais rebelde do que nunca. Recomendamos o uso do Leave-in Reparação Total Revitalizante Tânagra Hair Health.
  • Se for apenas secar (sem escovar), use um jato fraco, movimentando o secador em círculos e ajeitando o cabelo para baixo. Nunca seque sacudindo os fios.
  • Alimente-se adequadamente! A vitamina B5, essencial para a saúde capilar, principalmente do couro cabeludo, pode ser facilmente encontrada em alimentos comuns, como carnes frescas, couve-flor, brócolis, cereais integrais, ovos e leite.

 

>Quer receber dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo e 15% de desconto nos produtos desse texto? Clique aqui!

 

Por: Isabella Pacetti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *