Como Tratar Cabelos Expostos ao Sol e Cloro!

Como Tratar Cabelos Expostos ao Sol e Cloro!

Estação nova, cabelo novo!

Comemoramos a chegada do verão e, com ele, a garantia de diversão ao ar livre. Seja na praia, no campo ou na piscina, o que queremos mesmo é aproveitar o bom tempo para desfrutarmos de momentos deliciosos e revigorantes debaixo do Sol.

Contudo, nem sempre o saldo é positivo! O problema está quando os dias ensolarados vão embora e nos resta lidar com os danos provocados pelo calor intenso somado, muitas vezes, ao efeito nocivo do cloro.

Por isso, nessa época do ano é muito comum perceber os cabelos mais ressecados, quebradiços, opacos e desbotados. Isso acontece, porque os raios UV emitidos pelo Sol são tão perigos para os fios de cabelo quanto é para a pele.

A radiação solar é capaz de penetrar no fio de cabelo, destruindo as substâncias que unem as cutículas, como as ceramidas, assim como alteram sua estrutura ao desnaturar a queratina. Uma vez que essas estruturas são atingidas, ocorre não só a perda de água e nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos, como também de pigmentos, naturais ou artificiais, provocando o desbotamento.

>> Publicação sugerida: A importância da QUERATINA para a saúde dos cabelos! |DESCUBRA AQUI|

Além disso, assim como a exposição intensa ao Sol, é sabido que o cloro da piscina em nada combina com fios bonitos, fortes e resistentes. O cloro é uma substância química de caráter ácido, utilizada para manter a água da piscina livre de algas e micro-organismos que podem causar doenças ou decompor a matéria orgânica. Contudo, o cloro, por si só, não é tão perigoso aos fios. O que o torna tão nocivo à saúde das madeixas é o fato de ele estar misturado à água da piscina.

O que acontece, é que quando a água, de modo geral, entra em contato com o cabelo, a tendência é que ela seja absorvida pelas células de queratina presentes na estrutura dos fios, deixando-os hidratados. Esse fenômeno, por sua vez, provoca a aberturadas cutículas capilares que, se não forem seladas, ficam vulneráveis à penetração de diferentes substâncias como o cloro. É aí, então, que mora o perigo! A abertura das cutículas expõe os fios ao baixo pH do cloro, tornando-os fracos, quebradiços,opacos e ainda mais suscetíveis à queda.

Portanto, a palavra de ordem para os cabelos expostos ao Sol e cloro é: hidratação!

A solução perfeita para devolver a vitalidade dos fios é montar o seu próprio cronograma capilar, uma agenda de tratamentos personalizada de acordo com o grau de danificação do cabelo.É possível combinar etapas de hidratação, nutrição e reconstrução semana a semana, durante um mês, com o objetivo de reconstruir e fortalecer a fibra capilar. Ao final do cronograma, as suas mechas com certeza estarão mais saudáveis e revigoradas. Todos os detalhes sobre como montar esse planejamento podem ser encontrados aqui!

Embora existam milhares de hidratantes disponíveis no mercado para o tratamento dos cabelos danificados, existem hoje, produtos específicos que contém em sua formulação filtro solar,com o objetivo de proteger nossas madeixas contra o excesso de radiação. Ao aliar ingredientes hidratantes e condicionantes à proteção UV, esses produtos são capazes de não só devolver às mechas brilho e maciez, como previnem novos danos provocados pelo Sol, deixando os cabelos lindos durante toda a estação!

Uma excelente opção para garantir proteção fio a fio é uso de leave-in com filtro solar como o Leave-in Tânagra Néctar da Terra Buriti.

Graças a sua ação foto protetora, o Leave-in Buriti é capaz de proteger as membranas que envolvem os fios, constituindo, portanto, um eficiente filtro solar que, além de diminuir o ressecamento, também proporciona maior elasticidade aos cabelos. Além disso, o óleo de Buriti restaura a umidade dos fios que foi perdida durante a exposição ao sol, proporcionando uma hidratação profunda das suas camadas internas e,ainda, protegea queratina e o colágeno presentes no fio. Assim, o uso contínuo do Leave-in Buriticonfere ao cabelo proteção contra os efeitos agressivos do ambiente, funcionando como uma barreira protetora, evitando o aparecimento de danos á fibra capilar.

>> Publicação sugerida: Os Benefícios do Óleo de Buriti para os Cabelos!

MODO DE USAR:Se possível, a cada mergulho no mar ou na piscina, enxágue bem o cabelo com água doce para remover sal e cloro. Depois, retire o excesso de umidade com o auxílio de uma toalha e aplique o Leave-in Buriti em toda extensão do fio. Procure deixar sempre uma distância mínima de 5 cm da raiz para não besuntar no couro cabeludo e o cabelo não ficar com aspecto pesado. O produto deve ser reaplicado a cada duas horas, após mergulhos ou transpiração intensa.

Além do uso de Leave-in com filtro solar, é possível intensificar o tratamento das madeixas adicionando simples cuidados à sua rotina,a fim de aproveitar o melhor que o verão tem para oferecer! Por isso, separamos algumas dicas poderosas que vão te ajudar a manter a saúde e a beleza dos fios nesta época do ano:

  1. Use chapéus com proteção solar. Além de excelentes aliados contra os efeitos nocivos dos raios UV, os chapéus são acessórios incríveis para compor o look de verão!
  2. Adote barreiras contra a luz solar. Outra maneira de se proteger do sol é utilizando barreiras físicas como de árvores, guarda-sóis e sombrinhas.
  3. Prenda o cabelo com um coque. Quanto menos área para o sol atingir, menor será o dano causado por ele e, por isso, o coque é uma ótima alternativa para proteger os fios contra os raios solares.
  4. Enxágue os cabelos após o banho de mar ou piscina. Quanto menos tempo o cloro e o sal ficarem no cabelo, menor será o dano provocado por eles. Por isso, tomar uma ducha de água doce ajuda a retirar essas substâncias dos fios.
  5. Evite pentear os cabelos ainda molhados. A agressão mecânica provocada pelos movimentos de fricção é ainda pior quando os cabelos estão molhados e, consequentemente, aumenta a quebra.
  6. Molhe os cabelos antes de entrar na piscina. Molhar os cabelos com água corrente (sem cloro) ates de dar um mergulho, faz com que as células capilares retenham essa água ficando saturadas. Desse modo, você diminui a entrada da água misturada com cloro da piscina e seus efeitos nocivos.
  7. Cuide das pontas.A parte do cabelo que sofre primeiro os efeitos da mistura da água com o cloro são as pontas dos fios. Se ela não estiver hidratada o suficiente, as hidratações não conseguirão reverter os danos e a única solução possível será o corte. Por isso, não abra mão de um bom reparador de pontas na sua rotina.

>Quer receber dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo e ainda ganhar 15% de desconto nos produtos desse texto? Clique aqui!

Por: Isabella Pacetti

One Reply to “Como Tratar Cabelos Expostos ao Sol e Cloro!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *