Frizz – O que é e como combater os fios rebeldes!

Frizz – O que é e como combater os fios rebeldes!

Você lava o cabelo, seca com secador, faz aquele penteado sucesso e sai para mostrar ao mundo, mas antes tira uma selfie pra registrar o visual. Tudo lindo, mas aí você repara melhor e vê alguns fiozinhos arrepiados que insistem em aparecer. Adeus, cabelo de estrela!

Não tem jeito, o frizz é um dos fatores capilares mais comuns e também mais irritantes. Dez entre dez mulheres já enfrentaram o problema, que pode acontecer tanto naturalmente quanto por fatores externos e atinge as lisas e as crespas da mesma forma.

Apesar de não ser grave, o frizz pode revelar que os fios estão fracos, quebradiços e ressecados, além de deixar o cabelo com cara de bagunçado e o visual desleixado. Entenda como prevenir o problema e reverter a situação quando estiver em um badhairday.

O que é e como ocorre o frizz?

Assim como o corpo dá sinais quando não está bem – através de uma febre, por exemplo -, o cabelo mostra que está debilitado através dos fiozinhos arrepiados que insistem em aparecer.

Um fio de cabelo é composto por escamas minúsculas, chamadas de cutículas, que ficam expostas ao ambiente. Elas se parecem com escamas e ficam sobrepostas, mas alguns fatores externos, como uso de chapinha, secador e falta de cuidados básicos, podem fazer com que elas se abram, percam nutrientes e deixem os fios secos e quebradiços.

Nesse estado, a fibra capilar tem sua estrutura comprometida e fica rebelde, formando o temido frizz. Nos cabelos lisos o frizz fica mais aparente, já que os fios seguem uma linha reta, mas o problema é mais comum nos cabelos cacheados e crespos, que tendem a ser mais ressecados.

Mas atenção: é importante diferenciar o frizz do ressecamento capilar! O frizz só acontece entre aqueles fios menores e é provocado porque os fios estão ressecados e se repelem em um exemplo de eletricidade estática.

Cabelos secos e volumosos (veja bem, volumosos, não arrepiados!) são provocados por falta de nutrientes, vitaminas e hidratação. Embora a fibra capilar, nesses casos, também esteja danificada, os modos de resolver os problemas são bem diferentes.

Causas do frizz

Cabelos com química têm maior tendência ao frizz, pois os fios ficam danificados e dilatados com procedimentos como tintura, alisamento e permanente. A falta de hidratação regular também aumenta as chances dos fios arrepiados, principalmente entre as cacheadas, nas quais a oleosidade natural produzida pela raiz tem dificuldade de chegar até as pontas.

O calor do secador, chapinha e outros aparelhos e até da água quente do chuveiro também são fatais para o surgimento do frizz, além da exposição excessiva ao sol, vento, mar e piscina. Até mesmo o clima úmido é ruim para os fios, pois danifica a estrutura capilar.

O que fazer?

Uma palavrinha: hidratação! Os cabelos ressecados têm chances maiores de apresentar frizz, pois a fibra capilar tenta absorver a umidade do ambiente quando está danificada e provoca eletricidade estática.

Cada caso é um caso, mas é importante hidratar os fios com produtos adequados uma vez a cada sete dias, pelo menos. Ampolas de tratamento são boas opções, desde que atendam às necessidades e especificações de cada cabelo.

Esse cuidado básico deve ser ainda maior com os cabelos crespos e cacheados, cuja oleosidade natural não chega até as pontas, e cabelos grisalhos, cuja estrutura capilar é mais grossa e rebelde. Vale lembrar que a hidratação em excesso também pode deixar o cabelo oleoso e pesado, prejudicando a saúde dos fios.

O frizz é irritante, mas a boa notícia é que controla-lo não é uma tarefa difícil. Além da hidratação regular, mudanças de hábito simples já ajudam a diminuir os fios arrepiados.

  • Use pentes e escovas de madeira

Ao contrário dos acessórios de plástico e metal, a madeira não produz eletricidade estática e os pentes e escovas feitos do material evitam que os fios se repilam e arrepiem. Eles também são melhores para evitar a quebra dos fios.

  • Fuja do calor excessivo

Chapinha, secador, babyliss e até chuveiro quente são inimigos do cabelo com frizz, pois o calor abre as escamas do cabelo, fazendo com que elas se desgastem, quebrem e provoquem os fios arrepiados.

Mas não precisa ser radical: diminuir o uso, combinado aos demais tratamentos e mudanças, já ajuda bastante, além de usar um protetor térmico nos fios, essencial para formar uma película protetora e evitar a quebra e o frizz.

Dica Tânagra: O Modefix é nosso produto anti-térmico e que vai te ajudar a proteger os fios do calor.

  • Água fria é tudo!

Banho quente é bom, mas deixa os cabelos sem vida e ressecados. A solução é usar água fria, que é menos agressiva com os fios.

Se não for muito adepta da ducha gelada procure pelo menos revezar as temperaturas e terminar o banho com a água fria, que vai ajudar a selar as cutículas capilares e evitar a quebra dos fios. Na hora de secar não esfregue a toalha, prefira “amassar” suavemente o cabelo.

  • Use produtos próprios para cabelo com frizz

Existem shampoos, condicionadores, cremes para pentear e uma infinidade de produtos para combater os fiozinhos arrepiados. Se o problema é frequente é importantíssimo fazer uso dos cosméticos diariamente para deixar o cabelo saudável, forte e maleável.

A linha T-One Redutor de Volume é perfeita para controlar o frizz dos fios de cabelo, tanto o shampoo quanto o condicionador ajudam nessa tarefa.

Ah, e faça do leave in seu melhor amigo! Ele é o responsável por eliminar os fios elétricos que insistem em aparecer quando você menos espera. Só cuidado para não pesar a mão, pois ele é um produto de manutenção, e não tratamento; o uso excessivo pode carregar o cabelo e deixa-lo oleoso e pesado.

O Leave-In T-One Cabelos Cacheados é a nossa recomedação para as cacheadas se livrarem dos frizz!

Escrito por Clara Grizotto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *