Passo a passo da hidratação perfeita

Passo a passo da hidratação perfeita

A hidratação pode deixar todos os tipos de cabelos mais bonitos e saudáveis, sejam eles naturais ou coloridos, ressecados ou danificados, oleosos ou mistos, com química ou sem química, cacheados ou lisos.

Então, confira abaixo como fazer uma boa hidratação!

O TRATAMENTO

Nós sabemos muito bem que cada cabelo tem suas particularidades, por isso, diferentes fios exigem diferentes tratamentos. No entanto, a hidratação beneficia diversos tipos de cabelos porque ajuda a solucionar um problema comum a todos eles, inclusive os mais saudáveis – a perda de água e nutrientes.

Você já aprendeu aqui no blog que toda transformação capilar é uma mudança provocada na estrutura do fio do cabelo. Assim, quando mexemos nessa estrutura, o nosso cabelo ganha novas características. No caso da hidratação, estamos repondo a água e nutrientes dos fios, tornando o cabelo mais macio, brilhante e resistente.

Além disso, precisamos lembrar que o fio de cabelo é composto por três partes: cutícula, córtex e medula. A cutícula é a camada externa do fio, formada por escamas sobrepostas, que protege as outras duas regiões internas das agressões do ambiente e de processos químicos. Isso significa que quanto mais saudáveis as cutículas do cabelo, mais preservada estará a saúde dos seus fios como um todo.

As cutículas em bom estado apresentam camadas alinhadas, que trazem a sensação de fios macios e sedosos. Quando danificadas, as suas camadas se abrem, perdendo água e nutrientes, aumentando o risco de dano às regiões internas do cabelo, e deixando os fios ásperos, porosos e quebradiços.

Esses detalhes são muito importantes para entender os efeitos da hidratação, pois ela age na cutícula, repondo as substâncias perdidas após processos químicos, calor excessivo de equipamentos como secadores e chapinhas, e exposição ao sol e poluição, formando uma espécie de blindagem temporária.

PASSO 1 – LIMPEZA

Com os produtos certos, é possível fazer uma boa hidratação em casa. O primeiro passo é utilizar um shampoo para remover todos os acúmulos de sujeira, oleosidade e resquícios de outros cosméticos, massageando o couro cabeludo com os dedos.

Nesta etapa, procure garantir a higienização completa do seu cabelo, repetindo a lavagem para se certificar de que todas as impurezas foram removidas. Para resultados ainda melhores, é possível usar um shampoo de limpeza profunda que irá abrir a cutícula dos fios, facilitando a absorção dos cremes e máscaras hidratantes.

Caso decida aplicar um shampoo de limpeza profunda, alguns cuidados devem ser tomados. Lembre-se que com as escamas abertas, os fios enroscam-se uns nos outros, por isso, é necessário lavar os cabelos com muita suavidade para que não criem nós ou fiquem embaraçados. Além disso, esse tipo de produto deve ser utilizado no máximo uma vez a cada quinze dias para evitar o ressecamento dos fios.

Agora, se você é adepta da progressiva ou de outros alisamentos químicos, passe longe do shampoo de limpeza profunda, pois ele pode encurtar o efeito liso desses processos. Nesse caso, use simplesmente um shampoo hidratante e continue o tratamento reparador normalmente.

PASSO 2 – HIDRATAÇÃO

O segundo passo para o tratamento caseiro é a utilização do creme ou da máscara hidratante, responsável pela reposição dos nutrientes nos cabelos. Elimine o excesso de umidade e, então, aplique o produto escolhido somente no comprimento e nas pontas dos fios, evitando ao máximo as raízes para não aumentar a oleosidade da região.

Massageie suavemente até sentir o fechamento completo das escamas, que ocorrerá por completo quando os cabelos estiverem macios, de modo que os dedos penetrem e deslizem com facilidade entre os fios.

PASSO 3 – FINALIZAÇÃO

A finalização com o condicionador é o último passo da hidratação e um dos mais importantes. Alguns acreditam que a aplicação do creme hidratante dispensa o uso do condicionador, mas este é um erro que pode afetar o bom resultado do seu tratamento.

Enquanto o shampoo prepara as cutículas para a entrada dos nutrientes, o condicionador atua como um agente selante, protegendo-as novamente para que os componentes da hidratação sejam inteiramente absorvidos pelos fios. Inclusive, o uso de água morna e gelada no enxágue também favorece o selamento das cutículas.

PROGRAME-SE

Como já falamos, todos os tipos de cabelo precisam e devem ser hidratados. Por isso, é essencial escolher o produto que mais se adequa às suas necessidades e ao seu tipo de cabelo.

Nós adoramos o kit da linha FIX Pós Química para uma boa hidratação! Todos os produtos dessa linha são formulados à base de goma cassia, uma planta nativa da Índia, e quinoa, um grão nativo dos Andes, que juntas deixam o cabelo mais sedoso, brilhante e completamente revitalizado. 

Mas, além da escolha de produtos de qualidade, também é fundamental manter um cronograma capilar, dedicando um tempo à hidratação de acordo com o grau de ressecamento dos seus fios. Cabelos ressecados e danificados podem ser tratados até duas vezes por semana. Já os mais saudáveis, devem ser hidratados pelo menos uma vez a cada duas semanas. Por isso, programe-se e inclua a hidratação nos seus compromissos de beleza para ter cabelos sempre nutridos e com brilho intenso!

Kit de Hidratação Fix
Kit de Hidratação Fix

Escrito por Beatriz Dias de Moraes

5 Replies to “Passo a passo da hidratação perfeita”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *