Estratégias de Marketing e Divulgação para Salões de Beleza – Parte 3

Estratégias de Marketing e Divulgação para Salões de Beleza – Parte 3

Este é o terceiro post sobre uma série de estratégias específicas para divulgação e marketing de salões e espaços de beleza. Mais estratégias sobre seleção de mercado alvo e de meios de divulgação você pode ver aqui, e estratégias sobre confecção de cartões de visita, estabelecimento de parcerias e realização de eventos podem ser encontradas aqui.

Neste texto, falaremos sobre a importância da aparência do salão, da realização de mostras e eventos em locais públicos e da necessidade de se manter atualizado com relação às novas tendências sobre cabelo e beleza.

Zelo com o visual do salão

Salões de beleza são justamente espaços nos quais os clientes vão para investir e cuidar da aparência. É por isso que a apresentação de espaços descuidados, desatualizados ou sujos é bastante incoerente – e a imagem passada será completamente oposta àquela buscada pelo público: de um local que ofereça qualidade de serviço para se elevar a autoestima e valorizar a aparência.

 

Invista, então, em uma boa fachada. Ela será o primeiro fator de atração para potenciais clientes, além de ser um elemento de diferenciação da concorrência. Vamos imaginar que exista uma rua onde todos os prédios são salões de beleza – o que fará com que você escolha um dentre cada um dos outros? Com certeza o aspecto visual e a comunicação externa que aquele local manifestou.

Os elementos visuais ajudam a transparecer notoriedade, respeitabilidade e qualidade – bem como auxiliam na consolidação do nome da sua marca. Vamos voltar ao exemplo da rua com os salões de beleza, porém, dessa vez, nem todos os prédios oferecem os mesmos serviços. Existem algumas padarias, lojas de roupa, casas e um supermercado. Você não quer se seu espaço seja lembrado como “o salão ao lado do mercado”, mas sim que ele seja recordado pelo nome.

A aparência do salão, além de ser um atrativo para novos clientes, também ajuda a fidelizar os antigos. Se eles ficarem satisfeitos com os serviços, irão associar o sentimento de satisfação com os elementos visuais e com o nome da sua marca – ou seja, é a receita perfeita para que continuem voltando.

É importante ressaltar que não existem apenas opções dispendiosas para ter um salão com uma boa aparência e uma bela fachada. São diversas as possibilidades de cores, materiais, profissionais e serviços de baixo custo que irão proporcionar um resultado de qualidade.

 

Exibições em locais públicos

Talvez você já tenha acompanhado o compartilhamento em redes sociais de vídeos virais nos quais um profissional de salão de beleza ajuda a transformar o visual de moradores de rua. Nos vídeos, os cabeleireiros levam alguns materiais, espelhos e cadeiras para um espaço público (praças, parques) e modificam a aparência de algumas pessoas carentes, devolvendo a elas um pouco de autoestima.

Depois destes virais, episódios parecidos ocorreram em vários lugares do mundo, inclusive na cidade de São Paulo, como é possível conferir no vídeo abaixo*.

Este é só um exemplo de como um evento em local público pode atrair reconhecimento. A quantidade de pessoas atingidas engloba não só as que passaram pelo local, mas também aquelas atingidas pelo compartilhamento de vídeos e publicações em redes sociais, que farão propaganda do seu salão e da sua marca. E não é necessário que as exibições em locais públicos tenham um apelo social – são diversas oportunidades que podem ser exploradas: um dia de corte para doação de cabelo às instituições que fazem perucas para crianças; penteados e cortes para calouros e calouras em faculdades durante a semana de matrículas e trotes; penteados exclusivos durante festivais de música ou moda; entre outras. Estes eventos, além de exposição, possibilitam que você distribua materiais promocionais e cartões de visita.

 

Acompanhamento das tendências

Manter os seus serviços oferecidos atualizados é primordial, sobretudo para conquistar novos clientes. De tempos em tempos, uma nova moda de corte, coloração ou penteado ganha dimensão e, consequentemente, a quantidade de pessoas que adere a tais tendências é muito grande. Há pouco tempo atrás os undercut estavam em alta; depois eles deram espaço para os pixiecut, e assim sucessivamente. Atualmente, os cabelos descoloridos em tons platinados ou com pigmentos pasteis estão dominando a cabeça de um público mais descontraído e jovem.

A dinamicidade das tendências para salão de beleza é muito grande, então é muito importante acompanhar o que está acontecendo no momento, para não deixar de atender um cliente quando ele solicitar um tipo de serviço por desconhecer alguma técnica ou àquilo que se trata – treine seus profissionais e fique na vanguarda: a divulgação do seu salão e a publicidade que seus clientes farão (tanto boca a boca como pelas redes sociais) serão recompensadoras.

Escrito por Bárbara Fraiha

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