Estratégias de Marketing e Divulgação para Salões de Beleza – Parte 2

Estratégias de Marketing e Divulgação para Salões de Beleza – Parte 2

Este é o nosso segundo post sobre gerenciamento de salões de beleza para ajudar no entendimento e na aplicação de estratégias de marketing e divulgação. Essas estratégias são, como explicadas anteriormente, ideais para atrair e fidelizar clientes. Se você deseja implementar algumas ações para impulsionar o seu negócio, acompanhe nossas dicas.

E, para acessar o primeiro texto, clique aqui e confira as estratégias de seleção de mercado-alvo e de escolha de canais de divulgação.

 

Confecção de cartões de visita

Os cartões de visita simbolizam o marketing do salão a nível pessoal, já que são entregues em mãos e representam um convite para um cliente ou futuro cliente entrar em contato com você. Por isso, é extremamente importante que o cartão de visita contenha informações essenciais e atualizadas do salão e de seus serviços: nome, endereço, telefone e e-mail para contato, site, perfis sociais (Facebook, Instagram, etc.) e tipo do empreendimento.

A importância de expor os perfis sociais está no fato de que eles serão a vitrine do seu trabalho: as pessoas irão acessá-los e ver fotos dos cortes, penteados, do próprio espaço físico do salão, e assim poderão saber se gostam do que veem e se estariam predispostos a marcar um horário.

Já a especificação do tipo de empreendimento evita que clientes solicitem um tipo de serviço que você não oferece (por exemplo, uma limpeza de pele quando você trabalha somente com cortes e penteados).

Além disso, os cartões de visita representam a imagem do espaço de beleza. Quanto melhor o design e visual do cartão, mais o cliente enxerga o salão com credibilidade e profissionalismo. Vale a pena fazer diferentes orçamentos e investir em bons profissionais para desenvolver uma identidade visual que reflita o seu espaço e seus serviços.

Também é possível utilizar o cartão de visita como um cartão de fidelidade (daqueles que a cada 10 cortes você ganha um penteado de graça – ou quaisquer outros tipos de recompensas que você quiser oferecer) em sua parte traseira.

A grande vantagem em combinar o cartão com um programa de fidelidade é a retenção de clientes, afinal de contas, é um estímulo para continuar consumindo os seus serviços e ser recompensado com um ótimo prêmio.

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Estabelecimento de parcerias locais

Trabalhar com parcerias locais traz um leque de oportunidades. Enquanto você fornece seus serviços para os parceiros com algum tipo de benefício (descontos, horários especiais, atendimentos em domicílio, reserva do salão), eles te oferecem clientes e publicidade gratuita.

O primeiro tipo de parceria que podemos apresentar são as cooperações entre seus salões e outros empreendimentos locais, como clínicas médicas, estúdios fotográficos, escolas, clubes. Seu salão pode fazer a maquiagem e o penteado dos clientes dos estúdios fotográficos, por exemplo. Em troca, o próprio estúdio divulga as fotos como forma de publicidade, e os modelos que foram maquiados podem fazer marketing boca a boca se gostarem do resultado.

Um segundo tipo de parceria é o de troca de indicações. Os clientes sempre pedem recomendações de algum bom hotel para se hospedar, um bom restaurante romântico, uma boa esteticista. A ideia é criar uma rede de empreendimentos locais que você indica, enquanto estes mesmos lugares vão te indicar quando alguém perguntar por salões de beleza. As recomendações podem ser verbais ou através da troca de cartões de visita – que são mais indicados, pois evitam que se esqueça o nome ou outras informações do negócio.

Outra parceria interessante é a colaboração com o próprio cliente. Suponha que você vai cuidar do visual completo de uma noiva. O salão pode oferecer um dia de atendimento exclusivo para ela e todas as madrinhas (é possível complementar o serviço com o fornecimento de comidas e drinks especiais).

No lugar de apenas uma, você ganhou mais clientes. Além de poder contar com a recomendação e propaganda do seu salão para outras noivas, sem contar as próprias madrinhas, que podem te procurar nos próprios casamentos.

 

Realização de eventos

Para o mercado de espaços de beleza, organizar e promover eventos é uma importante forma de atrair e fidelizar clientes. Para os clientes, por sua vez, os eventos são atraentes pois tornam possível experimentar e avaliar serviços e produtos ao mesmo tempo em que se aproveita o evento em si.

É importante pensar a lista de convidados para cada tipo de evento. Mas, para qualquer um deles, receber um convite faz a pessoa se sentir valorizada e cativada. E isso é uma ótima oportunidade para o salão de beleza. Se você não deseja trabalhar com uma lista de convidados, você pode distribuir um certo número de convites para cada cliente ou apenas para alguns clientes-chave. Esta é uma estratégia ideal para alcançar um público novo e diferente de sua clientela usual.

Como sugestão de eventos, o salão pode organizar festas em datas especiais (aniversário do salão, lançamento de novos serviços, lançamento de novas marcas ou linhas de produtos). Se seus serviços englobam atendimentos de barbearia, por exemplo, o mês de novembro é uma ótima oportunidade para realizar eventos do Movember – movimento de conscientização sobre doenças masculinas, sobretudo o câncer de próstata. Durante este mês, os homens são encorajados e crescer bigode e barba, e assim conscientizar outros homens sobre a importância da realização de exames médicos e sobre o combate ao preconceito masculino. Além de divulgar o salão, você ainda colabora com uma causa social.

Consequentemente, é muito importante se antenar aos movimentos relacionados ao cabelo e à beleza. Cada um deles é uma oportunidade de se realizar um evento.

Outro ideia bastante interessante são as palestras/cursos/bate-papos com especialistas ou personalidades do universo da beleza. Com certeza um workshop com um nome reconhecido atrai muitos clientes e possíveis clientes, além de passar uma imagem de confiança e  profissionalismo do seu salão.

As possibilidades desta estratégia são bastante numerosas. Mencionamos aqui apenas alguns exemplos. Pois isso é bastante oportuno pesquisar e entender quais tipos de evento satisfarão sua clientela e trarão novas pessoas para o seu salão.

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Escrito por Bárbara Fraiha

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