Estratégias de Marketing e Divulgação para Salões de Beleza – Parte 1

Estratégias de Marketing e Divulgação para Salões de Beleza – Parte 1

Dentro de todo o processo de administração de espaços de beleza, o marketing e a publicidade são atividades primordiais. Afinal de contas, é a partir delas que o salão atrairá e fidelizará clientes, caminhando para ser um negócio bem-sucedido.

Por isso, publicaremos uma sequência de posts voltados para auxiliar no gerenciamento de salões de beleza quanto às estratégias de marketing e divulgação. Acompanhe a lista de ações para implementar em seu espaço, ampliando e retendo a clientela.

Escolha de mercado-alvo

O primeiro passo, e, com certeza, o de maior importância, é definir um público-alvo com enfoque estratégico. A escolha de um mercado-alvo irá diferenciar um salão de beleza dentre seus competidores, tornando-o favorito no mercado, a partir dos serviços oferecidos e da qualidade com que eles são entregues.
Isto não significa que você começará a recusar clientes ou limitará o seu atendimento. O que será feito é fornecer um serviço muito mais focado e de qualidade. Por exemplo: se, dentro do mercado escolhido configurarem homens para serem atendidos, é necessário que o salão trabalhe com kits de barbearia e tenha profissionais que saibam tirar dúvidas e indicar produtos específicos. Se o público masculino não fizer parte do mercado escolhido, seu salão não precisará investir em produtos de barba e treinamentos profissionais.

É por isso que esta estratégia é muito importante: ela permite que o investimento do salão não se perca em processos desnecessários ou insignificantes, mas que se concentre naqueles realmente importantes para o público que frequenta o seu espaço.
Para definir o mercado-alvo e, consequentemente, se destacar nos serviços oferecidos é indicado levantar uma série de perguntas:

Quem é meu cliente? Qual sua idade? Qual o seu sexo? Ele tem filhos? O que ele faz nas horas vagas? O que ele gosta de ouvir e de assistir?

– Meu cliente vem em ocasiões normais ou apenas especiais (casamento, formatura, noivado, etc.)?

– Ele procura maior qualidade nos serviços ou busca apenas preços mais baixos? Quer rapidez ou é indiferente, desde que o resultado atenda sua expectativa?

– Meu cliente vem acompanhado? Preciso repensar minha área de espera? Colocar um espaço para crianças?

É importante acrescentar que a escolha do público-alvo tem que ser mensurável (isso significa que o tamanho do mercado escolhido precisa ser possível de calcular) e substancial (ou seja, a quantidade de clientes e o poder aquisitivo deles devem ser suficientes para cobrir todos os custos e despesas do salão).

Para que isso fique mais claro, vamos pensar em dois exemplos:

1) Dentre todos seus clientes, você contabiliza que apenas 10% têm filhos pequenos. Esse público foi mensurável (10%), mas não significativo (representando uma parcela muito pequena). Em termos práticos, isso quer dizer que você não precisa investir em uma área infantil na sala de espera, mas também não vai deixar de atender estas pessoas.

2) Decide-se abrir um espaço especializado em ruivos em uma cidade pequena do interior. Entretanto, a pesquisa de mercado não conseguiu estimar um número de possíveis clientes (não mensurável). Isso pode simbolizar que a cidade não possui público suficiente (não substancial) para manter o salão especializado, implicando em um risco muito elevado para o negócio.

Escolha de canais de divulgação

Após definir e conhecer os clientes-alvo, é possível determinar quais os melhores meios de divulgação:

  • Mídias Sociais: Facebook, Instagram, Twitter …

Se o público for substancialmente mais jovem, as novas mídias são o canal certo e oferecem melhor alcance para estes clientes. Além disso, elas permitem que o mercado interaja com o salão através da postagem e compartilhamento de fotos; da divulgação de vouchers promocionais para impressão em casa; do agendamento de horários através de chats; do lançamento de competições como “vote no cabelo mais bonito”, que irá proporcionar um aumento no número de curtidas e amplo alcance de novos clientes potenciais.

  • Revistas Locais, Classificados, Panfletos e Mídia Televisiva

Um público mais tradicional responde melhor a estas formas de publicidade. Essa divulgação tradicional pode transparecer maior confiabilidade do que um salão visto em uma página do Facebook. Mas é importante ressaltar que isto não é uma regra.

Geralmente, as revistas e canais de TV locais passam um ar mais profissional e diferenciado do seu negócio. Entretanto, é importante manter uma periodicidade de propagandas, seja mensalmente ou em tempos mais espaçados. O resultado não costuma ser instantâneo, por isso é importante analisar as finanças e os objetivos esperados.

Estes meios de divulgação são eficientes na atração de clientes em uma área delimitada, geralmente em uma cidade pequena ou em bairros próximos do local onde o espaço de beleza fica localizado.

  • Sites de Busca, E-mail Marketing, Blogs e Domínio Próprio

Atualmente, a principal forma de busca de informações por qualquer pessoa é feita através da internet. Os buscadores (Google, Bing e Yahoo!, por exemplo) oferecem inúmeros resultados para questões gerais, como “salões de beleza e estética”, e também para as mais específicas: “salão de beleza no bairro Ipiranga”. A vantagem destes buscadores para quem vende serviços ou produtos é que eles oferecem uma plataforma (Google AdWords e Bing Ads) para criação de anúncios.

Suponha que somente você criou um anúncio para o público que busca alisamento a laser na cidade de Araraquara. Para todas aquelas que digitarem “alisamento a laser em Araraquara” você terá seu anúncio aparecendo em primeiro lugar nos resultados. É importante ressaltar que estes anúncios são pagos, por isso é primordial conhecer as plataformas e seus sistemas de cobrança.

Por sua vez, e-mails marketing, blogs e o site do próprio salão são excelentes canais para divulgação de conteúdo, que podem ser relacionados ao salão de beleza e seus serviços (como uma promoção exclusiva) ou não necessariamente, mas com temas semelhantes (dicas de como complementar um penteado com roupas e assessórios, por exemplo).

O benefício do marketing de conteúdos relevantes é que ele engaja seu público-alvo, amplia a rede de clientes e potenciais clientes, e gera valor ao seu negócio a partir da percepção positiva da sua marca.

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Escrito por Barbara Fraiha

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