Cabelo Quebradiço: Entenda suas Causas e Saiba Como Recuperá-lo!

Cabelo Quebradiço: Entenda suas Causas e Saiba Como Recuperá-lo!

Os cabelos fracos e quebradiços são um dos maiores inimigos da mulher moderna! Isso porque, com uma rotina cada vez mais agitada, os cuidados com os cabelos acabam ficando em segundo plano.

Os fios de cabelo são estruturas sensíveis e, portanto, é muito comum notar os cabelos caírem durante as nossas atividades diárias. Nós perdemos cerca de 100 fios de cabelo por dia, os quais são substituídos rapidamente por outros novinhos e saudáveis. O grande problema está em quando essa quantidade aumenta drasticamente e o crescimento natural dos cabelos não consegue suprir essa perda.

No entanto, se você tem reparado um aumento no volume de fios caindo, pode ser que você esteja sofrendo com um cabelo quebradiço e não com a queda de cabelo propriamente dita.

Mas como saber se você está sofrendo com a quebra de suas madeixas?

Quebra_fio_de_cabelo

A característica mais evidente de um fio quebrado é a ausência do bulbo na região inferir do fio (parte branca arredondada), porém nem sempre essa identificação é fácil.

Em caso de dúvidas procure observar se os fios estão brilhantes, hidratados e com o aspecto uniforme. Se esse for o caso, os seus cabelos encontram-se dentro do normal e não é preciso entrar em pânico. Porém, se os seus fios estiverem com aspecto espigado, secos e com as pontas mais curtas e espessas, eles merecem a sua atenção.

Outro aspecto importante é que, muitas vezes, podemos confundir os cabelos quebradiços com o “baby hair”. Quando o cabelo cai, é normal que ele volte a crescer e, portanto, podemos encontrar pequenos fios recém-nascidos que apresentam textura mais fina, concentrados na parte da frente da cabeça e na região da nuca.

Diversas causas podem levar ao enfraquecimento do fio, sendo as agressões químicas e mecânicas as mais comuns. Outras condições importantes que interferem diretamente na saúde dos fios, impedindo o seu crescimento saudável, são as condições climáticas (sol forte, excesso de umidade e poluição) e pequenos hábitos errados aos quais os cabelos são submetidos diariamente.  Veja algumas delas:

 

  • Excesso de calor tentar disciplinar os fiozinhos rebeldes utilizando a chapinha diretamente nas mechas é um erro comum. A partir do momento que o calor da chapinha entra em contado com a fibra capilar, as fibras dilatam-se dando um novo formato ao cabelo, baixando a umidade e deixando os fios secos e desvitalizados. Esse fenômeno ocorre porque o calor excessivo da ferramenta é capaz de desnaturar importantes proteínas capilares, como a queratina e o colágeno, levando a perda de suas atividades biológicas características. Para diminuir os danos provocados pelo calor, é necessário utilizar protetores térmicos antes de realizar o procedimento e, preferencialmente, reduzir a frequência dos alisamentos;

 

  • Excesso de química- assim como o calor excessivo, o uso constante de produtos químicos, principalmente de alisadores e tinturas, provoca a perda da queratina e do colágeno, o que, consequentemente, destrói a estrutura dos fios.  Para evitar esse problema, procure deixar um intervalo de tempo mais longo entre uma aplicação e outra e opte pela utilização de produtos naturais;

 

  • Lavar os cabelos com água quente- diminua a temperatura da água para deixar os cabelos mais brilhosos e fortes. Na impossibilidade, procure dar um único jato de água fria ao final da lavagem. Além disso, passar o shampoo e o condicionador de forma agressiva não é recomendado. O ideal é fazer movimentos suaves com a ponta dos dedos, espalhando os produtos de cima para baixo;

 

  • Secar os fios com a toalha- a fricção intensa somada ao peso da toalha pode levar ao rompimento dos fios, por isso não os esfregue bruscamente, apenas retire levemente o excesso de umidade com a toalha;

 

  • Ressecamento- se você tem o hábito de entrar frequentemente no mar ou na piscina, assim como ficar exposto ao sol por longas horas, é necessário fazer um cronograma capilar completo para a hidratação diária dos cabelos e evitar o uso de shampoos secos, pois eles ajudam a potencializar o ressecamento dos fios.

 

  • Usar penteados apertados- coques, tranças e rabos de cavalo rentes ao couro cabeludo podem causar tensão nos fios, fazendo com que eles sejam arrancados da raiz. Nesse caso, cuidado com a pressão que você aplica na hora de fazer um penteado e procure utilizar acessórios não metálicos;

 

  • Excesso de cremes e sprays- evite o uso excessivo de sprays fixadores e cremes para cabelo, pois eles podem entupir os poros do couro cabeludo quando depositados na raiz do cabelo, causando a quebra dos fios. O recomendado é que esses produtos sejam utilizados em pouca quantidade apenas nas pontas dos fios;

 

  • Pentear os cabelos- usar muita força na hora de pentear os cabelos pode causar tensão na raiz, fazendo com que os fios parem de nascer. Portanto, seja delicada com os seus cabelos e procure desembaraçar os fios começando pelas pontas. Se os nós estiverem muito grandes, utilize um óleo para lubrificar a área mais difícil de pentear a fim de facilitar o processo e prefira escovas e pentes de cerdas mistas ou naturais;

 

  • Problemas de saúde- alterações hormonais ou uma dieta pobre em vitaminas pode afetar a saúde dos cabelos.  Ao perceber que mesmo cuidando corretamente dos cabelos ainda há problemas de queda intensiva, procure orientação médica.

 

Além dos cuidados diários, existem alguns produtos que podem auxiliar no tratamento dos cabelos quebradiços por meio da reposição de seus nutrientes. Naturalmente, o cabelo quebrado tende a ficar totalmente recuperado em torno de 2 anos, porém, com a escolha do produto certo, é possível devolver aos cabelos um aspecto saudável, com brilho intenso e máxima maciez em apenas alguns meses.

Pensando nisso, nós selecionamos dois de nossos produtos que vão te ajudar a alcançar esse objetivo. Confira:

Tânagra Fix Pós Química Kit Manutenção

O Tânagra Fix Pós Química foi desenvolvido especialmente para o tratamento de cabelos quimicamente tratados, a fim de recuperar os fios secos e quebradiços da raiz as pontas. Para isso, a linha conta com três produtos personalizados, capazes de promover não só a reestruturação interna dos fios previamente danificados, como também prevenir a ocorrência de novos danos.

A fim de ativar corretamente os princípios ativos de cada produto e conseguir a máxima eficiência da linha é necessário usá-los na sequência correta, sem pular nenhuma etapa:

 

Shampoo Equalizante Tanagra Fix Pós-Química contém em sua fórmula queratina hidrolisada e aminoácidos da seda que iniciam a restauração das fibras dos cabelos ao restituir o pH fisiológico, devolvendo a emoliência perdida durante os processos químicos.

Na sequência, o Mega Hidratante Tanagra Fix Pós-Química, age intensificando o processo de reestruturação interna dos fios, graças a sua fórmula rica em o colágeno hidrolisado e doses extras de queratina. Enquanto a queratina ajuda no processo de formação das microfibras, conferindo mais resistência e elasticidade, o colágeno se encarrega de fortalecer e realinhar o tecido dos fios.

Para encerrar sua atuação com chave de ouro e garantir uma hidratação profunda, o Mega Hidratante Tanagra Fix Pós-Química age selando as cutículas dos fios, assegurando que os nutrientes ativos em sua estrutura sejam completamente fixados.

Por último, além de modelar o visual, o silicone presente no Condicionador Tanagra Fix Pós-Química, finaliza o tratamento das madeixas revestindo os fios com uma micro-camada altamente resistente à água e altas temperaturas que, impede a degradação das fibras capilares e mantém a umidade dos cabelos.

 

Óleo de Argan

 O Óleo de Argan é um produto de origem vegetal extremamente potente para a reparação e hidratação dos fios, podendo ser usado em todos os tipos de cabelos. Ele atua como uma película protetora nos fios, impedindo a saída de água e nutrientes. Isso mantém a hidratação dos fios, beneficiando principalmente os cabelos secos e quebradiços.

Os finalizadores com Óleo de Argan são os mais indicados para alcançar esses resultados, como o leite de pentear e o reparador de pontas da linha Tânagra Hair Health Óleo de Argan, que modelam, condicionam e protegem os fios de pontas duplas.

DICA: a aplicação de algumas gotas de Hair Health Óleo de Argan na tintura, antes do contato com o cabelo, ajuda a minimizar os efeitos nocivos da química.

Quer receber dicas exclusivas para o seu tipo de cabelo e 15% de desconto nos produtos desse texto? Clique aqui!

 

Escrito Por: Isabella Pacetti

4 Replies to “Cabelo Quebradiço: Entenda suas Causas e Saiba Como Recuperá-lo!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *