Está começando? Seis dicas para quem acabou de abrir seu próprio salão

Está começando? Seis dicas para quem acabou de abrir seu próprio salão

Houve um tempo em que o sucesso de um comércio dependia única e somente da propaganda boca a boca. A qualidade do serviço e dos profissionais, a fidelização do cliente e o preço justo também faziam parte dos diferenciais, mas sem dúvida o feedback negativo ou positivo acabava ditando as regras.

Tais estratégias ainda são fortes para qualquer negócio, mas os tempos mudaram e os proprietários devem se adaptar; quando se trata de um salão de beleza, onde a imagem faz toda a diferença, essas estratégias devem levar em conta aquela máxima de que a aparência é o cartão de visita.

E se existe um negócio que sempre bomba ele é o da beleza! Toda mulher (e até os homens, vai) gosta de mudar o visual e se sentir mais bonita; a concorrência de estabelecimentos é grande e diferenciar seu negócio é a chave para ser lembrado em meio aos outros salões.

Veja nossas dicas para fortalecer seu salão de beleza e garantir uma leva de clientes cada vez mais assíduas – em 2018 e para os próximos anos!

  1. Crie perfis em redes sociais

Não tem jeito: hoje em dia, se você não está na internet você não existe. Mas a presença online é muito mais do que um site ou anúncios no Google; é preciso investir tempo (e até dinheiro) em postagens que mostrem a qualidade dos seus serviços e incentivar os clientes a falarem bem da marca.

E não existe jeito melhor do que criar perfis nas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram – essa última focada especialmente em imagem, algo perfeito pra salões! Compartilhe as novidades, tendências, serviços, produtos e informações e peça aos clientes que façam o mesmo. Esse é o boca a boca moderno.

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  1. Fique por dentro das tendências

Saia da caixinha e se informe sobre o que está rolando. Se seu salão trabalha principalmente com coloração procure saber quais cores estão em alta no momento, celebridades que usam esses tons, como trabalhar isso com a personalidade e visual da cliente, etc.

Todo negócio que se apega ao tradicional e não sai da zona de conforto tende a enfraquecer. Não tenha preguiça, faça cursos na sua área, mantenha-se atualizado e veja o que cabe ao seu salão.

A indústria da beleza não para, então esteja sempre um passo à frente dos concorrentes – e não deixe de pedir aos clientes que divulguem o quanto seu salão está na vanguarda.

  1. Cobre o justo pelo seu serviço

Não caia na besteira de cobrar barato para cativar os clientes. Óbvio que você não pode colocar um preço altíssimo pelos serviços do salão, mas coloque na balança os custos com os produtos, profissionais, aluguel, água, luz, etc.

A matemática é simples: cobrar pouco pode até trazer mais clientes, mas você vai precisar compensar de alguma forma e o tiro vai sair pela culatra; os produtos serão de qualidade mais baixa, os profissionais trabalharão desmotivados e o seu lucro será menor.

De início, se houver dificuldades para se firmar e conseguir clientes, cobre o preço de mercado. Aos poucos você saberá lidar com as finanças do salão e poderá equilibrar as coisas, mas priorize sempre a qualidade ao invés de quantidade.

  1. Faça parcerias

No começo é preciso contar com uma forcinha extra para alavancar os negócios. Converse com aquela amiga que tem uma loja de roupas ou o amigo fotógrafo amador e troquem serviços para que um divulgue o outro. Estabelecimentos do bairro, que são menores que os de grandes redes, também tendem a ser mais flexíveis para aceitar uma parceria.

Aos poucos, quando já estiver mais forte, procure parcerias com escolas, clubes, sindicatos e empresas maiores para fortalecer seu salão; uma boa ideia é oferecer descontos para os alunos, funcionários ou associados em troca de uma postagem “espontânea” nas redes sociais após utilizar o serviço.

Em último caso, se não conseguir nada, você pode só pedir para deixar seu cartão de visita nesses estabelecimentos. Não vai machucar ninguém, não é?

  1. Programas de fidelidade, promoções e descontos

Quem não ama um bom desconto? Uma boa forma de aumentar a cartela de clientes e ainda fidelizar uma parcela deles é oferecer programas de fidelidade, como desconto em troca de indicação para um amigo ou uma sessão gratuita depois de 10 pagas.

Mas tome cuidado: a regra da qualidade acima da quantidade vale aqui também. Promoções, descontos e programas de vantagens devem ser oferecidos com limites para não prejudicar o negócio.

Uma estratégia adotada por muitos proprietários de salões de beleza é oferecer descontos em alguns serviços nos dias da semana que são menos frequentados, como terça e quarta.

Promoções em datas especificas, como Dia da Mulher, Dia das Mães e Dia dos Namorados, também fazem sucesso. Só cuidado para não se perder em meio aos outros estabelecimentos.

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  1. Busque seu diferencial

Por fim, a melhor forma de divulgar seu negócio é reforçar aquilo que ele tem de especial. Existem milhares de salões que cortam cabelo e fazem coloração, como você vai se destacar no meio deles?

Uma boa forma de identificar o ponto forte do seu negócio é definir o perfil dos clientes e o porquê deles te procurarem. Repare o que eles buscam, quais elogios eles tecem, de que forma eles divulgam seu negócio e porque eles sempre voltam.

Ah, e claro, invista no que você tem de melhor! O maior diferencial do seu salão de beleza é aquilo que você faz com mais amor e qualidade. Não adianta investir em algo que está bombando se não é o que você gosta – pode parecer piegas, mas lembre da máxima de trabalhar com o que ama.

Escrito por Clara Garcia Grizoto

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