Introdução ao Google Adwords para Salões de Beleza

Introdução ao Google Adwords para Salões de Beleza

O Adwords é uma plataforma de publicidade do Google que permite que qualquer provedor de produtos ou serviços anuncie através da internet, e, ao mesmo tempo, propicia ao usuário do Google e sites parceiros encontrar os melhores resultados para aquilo que ele está buscando.

Para que você tenha total entendimento dessa explicação, fizemos uma busca no Google com o termo “salão de beleza são paulo”. Os primeiros resultados (exibidos acima da linha preta, que destacamos em laranja) são de anunciantes que utilizam o Adwords. Perceba que a etiqueta “Anúncio” aparece em destaque antes do site de cada anunciante, uma vez que o Google deixa bem claro para o seu usuário quais são os links patrocinados. Os resultados abaixo da linha são chamados de orgânicos – isto significa que eles não são links pagos, e sua ordem de exibição é definida pelo próprio Google.

É importante ressaltar que extensões bloqueadoras de anúncios (como o AdBlock, uBlock, etc.), alteram os resultados de busca, e nem todos os anúncios pagos serão exibidos como normalmente seriam. Portanto, se você deseja testar e ver como a publicidade do Google funciona, recomendamos desativar o bloqueador – caso use algum.

> Não sabe do que estamos falando? Comece do começo! Leia: Estratégias de Marketing e Divulgação para Salão de Beleza – Parte 1

Motivos para anunciar com o Adwords

Os anúncios são entregues para o público certo no momento certo, ou seja, no momento de desejo e decisão por um produto ou serviço. Diferentemente de uma mídia tradicional, como a TV, que veicula diferentes propagandas para um público que pode estar ou não interessado. Quantas vezes você realmente estava precisando e procurando por algo que estava sendo anunciado na televisão? No entanto, quando você vai no Google procurar por um salão de beleza próximo a sua casa, a sua necessidade por aquela busca é 100% real.

Além disso, anunciar nesta plataforma fornece a possibilidade de escolher justamente para quem você vai aparecer. Essa escolha envolve:

Palavras-chave: você define para quais palavras ou frases buscadas aparecerá. Vamos supor que o único anúncio que você quer fazer é para pessoas que digitarem exatamente “salão de beleza em São Carlos”. Com o Adwords isso é possível. Da mesma forma que também é possível trabalhar com um público mais amplo que procura por “cabeleireiros” na sua cidade. As possibilidades de palavras-chave a serem utilizadas são variadíssimas, portanto é muito importante saber quais usar e como anunciar antes de criar e publicar seus anúncios.

Local, idade e idioma de exibição: vamos supor que a mesma pessoa procurando por um salão em São Carlos não digite o nome da cidade. Ainda assim é possível exibir seu anúncio para ela escolhendo aparecer para quem buscou por “salão de beleza” e segmentando apenas para o local que você definiu. Também é possível filtrar por idade e idioma.

Dispositivo: esta opção permite selecionar se os anúncios vão aparecer para todos os tipos de dispositivos (computador/laptop, tablet e smartphone) ou apenas para algum deles.

Dias, horários e frequência: é possível definir quais dias o seu anúncio vai ao ar, da mesma forma como se ele poderá aparecer em todas as horas ou apenas alguns períodos determinados. Você define toda a frequência de exibição.

Tópicos, canais e público-alvo: alguns tipos de anúncio podem aparecer em sites e blogs, e não apenas no buscador do Google. Para estes casos, é possível filtrar tópicos (como moda e beleza) ou até mesmo sites específicos.

Outro motivo para anunciar com o Adwords é o controle que ele oferece com relação ao seu investimento. É possível determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha. Vamos supor que você estabeleceu um orçamento de R$2.000,00 por mês para anunciar no Google, mas que esse valor foi gasto em apenas quinze dias. Os seus anúncios simplesmente vão parar de ser exibidos, e não é necessário investir mais – a não ser que seja uma escolha sua ampliar o valor e continuar com a publicidade online.

Além disso, o Adwords provê uma mensurabilidade de resultados que não existe em nenhum meio offline de publicidade. Como você sabe quantas pessoas viram um panfleto e, dessas, quantas foram no salão? A plataforma te permite ter acesso ao número de vezes que seu anúncio foi exibido, e quantas pessoas clicaram nele. Também é possível verificar quantas pessoas marcaram um horário no salão pelo site se ele oferecer uma plataforma de agendamento de horários. Caso o investimento não esteja compensando, é possível parar de anunciar com o Adwords a qualquer momento.

Para negócios que preferem receber chamadas telefônicas ao invés agendar horários pelo site – ou então até mesmo não possuem um site – existe a possibilidade de se configurar uma campanha apenas para chamadas. No lugar de cliques, o investimento financeiro vai sendo debitado por ligações telefônicas automáticas.

> Leia Também: Está começando? Seis dicas para quem acabou de abrir seu próprio salão!

Como o Adwords cobra seus anúncios         

Sempre que alguém fizer uma pesquisa no Google, os anunciantes que estão concorrendo por aquelas palavras digitadas participam de um leilão, que define quais anúncios serão mostrados e quais suas ordens de exibição. Se o anúncio do seu salão ganhar o leilão e estiver entre os exibidos, você pode ser cobrado de uma das seguintes formas (definida por você na configuração da conta):

  • Por clique: você será cobrado cada vez que uma pessoa clicar no anúncio;
  • Pela quantidade de exibições: a cobrança é feita a cada mil impressões (exibições) do anúncio;
  • Por ações no site: vamos supor que você definiu que uma aquisição no seu site equivale ao agendamento de um horário no salão. O Adwords fará uma cobrança tentando otimizar o número destas aquisições.

Tentamos com este post passar uma visão geral e introdutória da plataforma de publicidade online do Google, e como ela pode ser usada no mercado de salões de beleza. O Adwords, entretanto, é bem complexo e possui muitas funcionalidades – portanto é necessário ter bastante conhecimento antes de utilizá-lo, para que seu investimento traga retornos e não seja somente uma despesa perdida.

Traremos mais detalhes e guias de como utilizar essa ferramenta, então continue acompanhando as próximas postagens!

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Escrito por Barbara Fraiha

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